Ataque de Israel no sul de Gaza deixa pelo menos 35 palestinos mortos

Mundo

Uma nuvem de fumaça se eleva sobre Rafah, no sul da Faixa de Gaza

Uma nuvem de fumaça se eleva sobre Rafah, no sul da Faixa de Gaza

Ao menos 35 palestinos morreram em um novo ataque aéreo de Israel em Rafah , cidade localizada no sul da Faixa de Gaza , neste domingo (26). Os mísseis também deixaram dezenas de feridos em meio às explosões de casas e tendas. As informações são da emissora Al Jazeera.

Segundo informações do Ministério da Saúde , crianças e mulheres fazem parte da maioria das vítimas do novo ataque. Ontem, Israel já havia feito outra investida no território, que, atualmente, é o mais populoso em Gaza.

Em nota, o Exército de Israel afirma que o ataque aéreo era um complexo do Hamas em Rafah. Ainda segundo o comunicado israelense, os locais atingidos “eram legítimos sob as leis internacionais”.

Na sexta-feira (24), a Corte Internacional de Justiça, principal Tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) , ordenou que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu interrompesse as operações em Rafah.

Apesar disso, a Corte não possui efetivo policial suficiente para fazer com que a decisão seja cumprida.

Na segunda-feira (20), inclusive, o procurador do TPI Karim Khan disse que solicitou mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contra seu chefe de defesa, Yoav Gallant.

Israel sofre pressão

Apesar de manter apoio dos Estados Unidos, o governo israelense começa a ser pressionado pela comunidade internacional. No sábado, a ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, classificou a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza de um “verdadeiro genocídio” .

Já ao longo da semana passada, Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram que vão reconhecer o Estado palestino como um membro soberano da comunidade internacional a partir desta terça-feira (28).

Saldo da guerra

De acordo com as autoridades de saúde de Gaza, a operação israelense já matou mais de 36 mil palestinos, sendo a maioria mulheres e crianças. Já cerca de 1.200 israelenses morreram no ataque do Hamas 7 de outubro de 2023.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *