Foi um jogo em que o Rubro-Negro mostrou porque é, cada vez mais, uma força continental. Mesmo fora de casa, se impôs pela qualidade técnica, pelo toque de bola e pela versatilidade tática, ajustando-se no gramado para anular os pontos fortes do rival.
Foram três bolas na rede na primeira etapa, com Mastriani, Zapelli e Fernandinho. Na etapa final, o artilheiro uruguaio apareceu novamente, para completar a goleada!
O Athletico volta a jogar pelo torneio continental na próxima terça-feira (9), contra o Rayo Zuliano, na Ligga Arena. Antes, joga pelo Campeonato Paranaense, no sábado (6), contra o Maringá, em busca do primeiro troféu no ano do centenário.
O Jogo
A partida começou com pressão rubro-negra no Ueno Nueva Olla. Com 30 segundos de partida, Mastriani teve a primeira chance, mas a defesa cortou no momento do chute e Esquivel quase conseguiu ficar com a sobra.
Poucos minutos depois, aos 5′, saiu o primeiro gol da noite. Com a bola passando de pé em pé, o Athletico chegou ao ataque pela direita com Canobbio, que passou por Samudio e bateu forte. O goleiro defendeu, Zapelli pegou o rebote e rolou para Mastriani, livre na pequena área, empurrar para a rede.
O Ameliano foi em busca da reação e conseguiu levar perigo à defesa rubro-negra, principalmente pelo lado esquerdo. E por ali, chegou ao empate, aos 14′, quando Freddy Vera recebeu com espaço e tocou na saída de Bento.
Rapidamente, o Furacão conseguiu se adaptar ao jogo e, mesmo antes do intervalo, acertou o posicionamento defensivo. Assim, voltou a ser o dono da bola e a ameaçar o time da casa. Zapelli quase marcou em um chute de fora da área, que desviou e saiu rente à trave.
Até que, aos 31′, Zapelli apareceu mais uma vez pela esquerda e inverteu o jogo para Léo Godoy. O lateral dominou e cruzou de volta para Zapelli, que chegou batendo de primeira, para marcar um belo gol e colocar o Athletico de novo na frente.
E aos 47′, o time rubro-negro praticamente assegurou a vitória, em mais uma jogada trabalhada. Canobbio avançou pela esquerda e tocou para Zapelli, que mandou para Godoy. Ele viu Fernandinho vindo de trás e rolou para o camisa 5 encher o pé: 3 a 1!
No segundo tempo, o Furacão administrou a vantagem, não correu mais riscos e ainda marcou mais um.
Zapelli estava em uma grande noite e, aos 27′, fez bom passe para Esquivel. Cruzamento perfeito, na cabeça do artilheiro! Mastriani testou firme e fechou a conta da goleada!
Ficha técnica
Sportivo Ameliano 1×4 Athletico PR
Sudamericana 2024: Grupo E – 1ª rodada
Data: 02/04/2024 (terça-feira)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ueno Nueva Olla, em Assunção (Paraguai)
Árbitro: Andres Merlos (Argentina)
Assistentes: Gabriel Chade (Argentina) e Maximiliano Del Yesso (Argentina)
Quarto árbitro: Fernando Espinoza (Argentina)
Árbitro de vídeo: German Delfino (Argentina)
Gols: Mastriani, aos 5′, Zapelli, aos 31′, e Fernandinho, aos 47′ do primeiro tempo; Mastriani, aos 27′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Gamarra e Thiago Heleno
Sportivo Ameliano: Nicolas Rossi; Juan Patiño, Julio Gonzalez, Marcos Martinich e Francisco Baez; Aldo Maiz, Silvio Torales (Gonzalo Areco, aos 13′ do 2º tempo) e Alberto Contrera (Leonardo Villarga, aos 18′ do 2º tempo); Alejandro Samudio (Ivan Valdez, aos 13′ do 2º tempo), Richar Torales (Sergio Bareiro, aos 18′ do 2º tempo) e Fredy Vera
Gol: Fredy Vera, aos 14′ do primeiro tempo
Athletico Paranaense: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Gamarra (Felipinho, no intervalo); Godoy, Fernandinho, Alex Santana (Hugo Moura, aos 26′ do 2º tempo), Zapelli (Cuello, aos 29′ do 2º tempo) e Esquivel; Canobbio (Romeo, aos 29′ do 2º tempo) e Mastriani (Di Yorio, aos 29′ do 2º tempo) . Técnico: Cuca
Fonte: Esportes