Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu na madrugada desta terça-feira (10) de Roma, capital da Itália, com destino a Tel Aviv para repatriar as primeiras 210 pessoas de Israel .
Entre os passageiros que voltarão ao Brasil estão os membros de uma caravana de evangélicos dos estados de Tocantins, Pará e Maranhão.
Segundo a FAB, o avião deve partir de Tel Aviv ainda na manhã de hoje e chegar a Brasília na quarta-feira (11).
Além disso, outro KC-30 já está a caminho de Roma, onde aguardará autorização para voar até Tel Aviv. Cerca de 2,2 mil brasileiros, a maioria turistas sem cidadania israelense, pediram para ser repatriados.
A FAB informou que mais quatro aviões estão reservados para a missão, sendo dois KC-30 e dois VC-2 da Presidência da República. “A cada cinco dias, podemos repatriar 900 pessoas, o que é um numero bastante elevado. É uma operação de grande porte, a maior da nossa história”, disse ontem o comandante da Força Aérea, brigadeiro Marcelo Damasceno.
O governo também iniciou conversas com autoridades palestinas para repatriar brasileiros da Faixa de Gaza. Porém, neste caso, será preciso fazer uma evacuação por terra até o Egito, informou o embaixador Carlos Sobral Duarte, responsável pela Secretaria de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: Internacional