Bahia – Hospital realiza artroscopia do joelho 100% pelo SUS

Saúde

O benefício por ser menos invasivo permite recuperação mais rápida, menor risco de infecções, alta mais breve

Fotos: Hospital Metropolitano | Santa Casa Ruy Barbosa
Cada vez mais especializado em cirurgias ortopédicas, o Hospital Metropolitano de Salvador, oferece artroscopia de joelho entre as especialidades. Uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que permite tratar problemas dentro do joelho, através de pequenas incisões na pele. Para isso, é utilizada uma micro câmera que envia imagens em tempo real para um monitor de alta definição – o artroscópio, permitindo ao cirurgião avaliar o interior da articulação.

A artroscopia do joelho pode ser utilizada para tratar diversos problemas locais, como por exemplo, lesões de menisco, de ligamento cruzado anterior ou da cartilagem, ressecção da sinóvia e liberação de artrofibrose, além de biópsia e limpeza de infecções intra-articular. O benefício por ser menos invasivo permite recuperação mais rápida, menor risco de infecções, alta mais breve.

O procedimento é realizado no centro cirúrgico e conta com equipe cirúrgica formada pelo médico cirurgião, anestesiologista, instrumentador, enfermeiro, técnico de enfermagem e radiologista, quando necessário o auxílio do arco C. De agosto até dezembro, foram realizadas 57 artroscopias e 13 próteses de joelho no Hospital Metropolitano, unidade de saúde do Governo do Estado, gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *