A biomassa de banana verde tem conquistado cada vez mais espaço nas receitas caseiras. Mas afinal, será que ela realmente faz bem para a saúde? Primeiro, saiba que a biomassa de banana verde é um ingrediente funcional obtido a partir da banana verde cozida. Essa pasta, com textura similar à de um purê, é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino delgado, atuando também como fibra.
Leia mais: Suco para desinflamar e regular o intestino
Benefícios para a saúde
Os benefícios da biomassa de banana verde são diversos e vão desde a promoção do emagrecimento até o fortalecimento do sistema imunológico. Conheça alguns deles:
1. Ajudar a emagrecer: a biomassa é rica em fibras, o que promove maior saciedade, além de possuir poucas calorias.
2. Manter a saúde intestinal: as fibras presentes na biomassa auxiliam no bom funcionamento do intestino, prevenindo a constipação.
3. Evitar a pressão alta: o potássio presente na biomassa ajuda a regular a pressão arterial.
4. Diminuir o colesterol “ruim”: as fibras ajudam a reduzir a absorção de gordura, contribuindo para a saúde cardiovascular.
5. Prevenir a ansiedade e depressão: o triptofano presente na biomassa é importante para a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.
6. Equilibrar os níveis de açúcar no sangue: com baixo índice glicêmico, a biomassa ajuda a controlar os picos de glicose.
7. Fortalecer o sistema imunológico: os compostos fenólicos presentes na biomassa têm ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalecendo a imunidade.
Como fazer a biomassa de banana verde em casa?**
Preparar a biomassa de banana verde em casa é simples:
1. Lave 4 bananas verdes com casca em água corrente.
2. Coloque as bananas na panela de pressão com água suficiente para cobri-las.
3. Cozinhe por cerca de 8 minutos após o início da fervura.
4. Após esfriar, retire as cascas e bata a polpa no liquidificador até obter uma pasta homogênea, adicionando água se necessário.
A biomassa de banana verde é uma excelente opção para incrementar a dieta. Seja consumida em preparações doces ou salgadas, ela pode ser uma aliada e tanto no cuidado com o bem-estar e na promoção de uma alimentação mais equilibrada. Então, que tal começar a incluí-la nas suas receitas hoje mesmo?
Gostou desse conteúdo? Confira também: Qual a diferença entre a pitaya branca e vermelha?
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher