Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um importante projeto de lei que estabeleceu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. A data, celebrada em 20 de novembro , homenageia Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, é um símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos dos afro-brasileiros.
O que significa um grande progresso para o reconhecimento da luta negra, que há séculos é ignorada e marginalizada pelo poder público. Conheça mais sobre a história do feriado e como ficou o calendário de 2024.
Leia também: 7 erros de português para não cometer mais.
História do Feriado da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é uma data significativa que tem como objetivo promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Além de celebrar a herança cultural africana, a data também busca aumentar a conscientização sobre as desigualdades raciais ainda presentes no país e incentivar o combate ao racismo e à discriminação.
Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra . Até 2023 , o Dia da Consciência Negra era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
Calendário de feriados nacionais de 2024
Confra como ficaram os feriados do ano para aproveitar com a família.
- 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;
- 2 de novembro (Finados) – sábado;
- 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;
- 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira.
Confira também: Descubra quais foram as músicas mais escutadas no Spotify nos últimos 10 anos.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher