Quem gosta de cachorros e já teve esses pets em casa provavelmente já ouviu falar que as raças menores de cães possuem uma expectativa de vida maior do que os cachorros de grande porte , não é? Mas será que isso é verdade? Fica com a gente, vamos ajudar você a entender a verdade por trás desse boato com a opinião dos especialistas.
Leia também: Você sabia? Essas 5 raças de cachorro são proibidas no Brasil
Cachorro grande vive menos?
É verdade que algumas raças grandes tendem a ter uma expectativa de vida um pouco menor em comparação com raças menores. No entanto, é crucial considerar outros aspectos, como a genética individual do animal e a qualidade geral dos cuidados que ele recebe.
De acordo com a especialista veterinária Carla Alice Berl em entrevista à BBC Brasil , ela observa isso durante o seu dia a dia na profissão e por isso alerta os donos de cães de grande porte. A profissional pontuou: “Uma raça gigante, com acima de 50 kg, costuma viver por menos anos do que uma pequena”.
Os especialistas estudam os cães de grande porte
Um artigo titulado “Tamanho do cão e padrões de histórico de doenças em todo o espectro de idade canina”, e publicado no Plos One, veículo especializado em divulgações científicas, conclui que o porte do cão afeta diretamente a sua saúde e expectativa de vida, apontando que as doenças que mais matam os cães são predominantes nos animais de grande porte.
O estudo pontua: “Cachorros maiores tendem a viver menos. Adicionalmente, diferentes tamanhos de cães tendem a manifestar diferentes doenças (…) por exemplo, raças grandes morrem mais frequentemente em consequência de problemas musculoesqueléticos e gastrointestinais”.
Saiba mais sobre a expectativa de vida dos cães grandes e esclareça esse boato assistindo ao vídeo publicado pelo canal “Tudo Sobre Cachorro”:
Gostou desse conteúdo? Confira também: 7 raças de cachorro mais populares do Brasil
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher