A canela é uma especiaria popularmente conhecida por seu aroma agradável e sabor inconfundível. Mas esse alimento também tem sido objeto de interesse devido aos seus potenciais benefícios à saúde . Será que a canela têm capacidade de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou pré-diabetes?
Essa especiaria famosa há anos e muito usada para aromatizar e saborizar receitas está sendo objeto de estudos incríveis! Um novo estudo sugere que o ingrediente também pode ter efeito para reduzir a glicemia (nível de açúcar no sangue) em pessoas com obesidade ou sobrepeso e pré- diabetes . Venha entender.
O que é pré-diabetes?
O pré-diabetes é uma condição que precede o diabetes tipo 2. Ela é caracterizada por níveis altos de açúcar no sangue, mas não a ponto de manifestar a doença em si ou causar sintomas. A condição pode ser identificada em exames como glicemia de jejum, quando está entre 100 e 125 mg/dL (miligramas por decilitro).
Basicamanete, essa condição trata-se de um alerta do corpo para indicar que o risco de desenvolver diabetes é alto, além de aumentar as chances de complicações cardíacas. Por conta disso, pessoas buscam opções para reverter esse caso.
O passo a passo do estudo que aponta a canela como poderosa para reduzir açúcar no sangue
O novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition , mostrou que suplementos à base de canela podem ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue em pessoas com pré-diabetes que estejam acima do peso.
Os pesquisadores recrutaram 18 pessoas com sobrepeso ou obesidade e que apresentavam pré-diabetes para um estudo de 4 semanas. Durante esse período, os participantes foram orientados a realizar uma dieta com baixo teor de polifenóis – um componente presente em frutas e verduras – e sem consumo de canela.
Depois disso, foram criados dois grupos, de forma aleatória: um que recebeu 16 cápsulas de canela por dia e outro que recebeu a mesma quantidade de placebo. Ambos os grupos foram instruídos a tomar 8 cápsulas no café da manhã e 8 cápsulas no jantar por 4 semanas.
Depois desse período, eles fizeram uma pausa de 2 semanas e, depois, trocaram de grupo e seguiram o tratamento por mais 4 semanas. Nem os participantes nem os cientistas sabiam quem recebeu placebo e quem recebeu canela.
Como os participantes foram monitorados?
Os níveis de glicose dos participantes foram monitorados através de um dispositivo fixado no braço, que mediam a glicemia a cada 15 minutos. Além disso, foram realizados teste oral de tolerância à glicose (TOTG) em quatro momentos do estudo.
Por fim, foram coletadas amostras de sangue após jejum de 8 a 12 horas e ingestão de 75 gramas de refrigerante em seguida, além de 8 cápsulas de canela ou placebo. As amostram foram coletadas a cada 30 minutos durante 3 horas.
Conclusões do estudo
O estudo concluiu que os participantes que tomaram canela tiveram níveis mais baixos de glicose no sangue de maneira consistente e picos de glicose mais baixos do que aqueles que tomaram placebo. No entanto, não houve diferença nos testes orais de tolerância à glicose entre os dois grupos.
De fato, são necessários mais estudos para reforçar essa conclusões. Mas para os pesquisadores, o estudo aponta que a canela pode ser uma alternativa amplamente disponível e de baixo custo para o controle da glicose em pessoas com pré-diabetes associada a obesidade.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher