Entre os dias 7 e 17 de abril, 50 jovens angolanos participaram, em Ilhéus (BA), do curso de formação técnica “Cadeia Produtiva do Cacau”. Promovido pelo Instituto Brasil África (Ibraf), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e o Instituto de Fomento e Desenvolvimento Agro Socioambiental da Bahia – Biofábrica da Bahia, a capacitação abrange todas as etapas da cadeia produtiva do cacau, priorizando inovação, sustentabilidade e agregação de valor.
A atividade aconteceu na sede da Ceplac Bahia e faz parte do programa Youth Technical Training Program (YTTP), uma iniciativa do Ibraf que tem como objetivo oferecer treinamento técnico a jovens africanos e brasileiros, visando a impulsionar o desenvolvimento sustentável em áreas estratégicas.
O curso propõe uma abordagem integrada e alinhada às atuais demandas da cacauicultura, incluindo conhecimentos teóricos e práticos, desde o cultivo até o processamento industrial. Durante a capacitação, os jovens têm contato direto com tecnologias aplicadas ao manejo e ao processamento do cacau, além de experiências de sucesso que impulsionam o setor.
De acordo com o diretor da Ceplac, Paulo Marrocos, a proposta é atualizar os jovens angolanos, preparando-os para enfrentar os principais desafios do cultivo do cacaueiro e aproveitar as oportunidades, contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável da cadeia em Angola.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br