ChatGPT falso rouba senhas de redes sociais; saiba se proteger

Geral

ChatGPT é usado como iscas para golpes
Unsplash/Om siva Prakash

ChatGPT é usado como iscas para golpes

Cibercriminosos estão se aproveitando da fama do  ChatGPT  para aplicar golpes online. De acordo com um relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky, uma campanha maliciosa envolvendo o nome da inteligência artificial espalha um vírus capaz de invadir dispositivos e roubar senhas de redes sociais.

Para espalhar o malware responsável pela invasão, os criminosos criam grupos em redes sociais se passando por entusiastas do ChatGPT ou pela própria OpenAI, empresa estadunidense que criou o serviço.

Nesses grupos, eles divulgam links para baixar, supostamente, uma versão do ChatGPT. Ao clicar no link, a vítima faz o download, na verdade, de um malware que se instala no dispositivo e rouba senhas de contas do Facebook, TikTok e Google.

“Esta campanha explorando a popularidade do ChatGPT é um excelente exemplo de como os golpistas digitais usam as técnicas de engenharia social com maestria e conseguem explorar a confiança dos internautas em determinadas marcas e serviços populares. É importante que as pessoas entendam que só porque um serviço parece legítimo não significa que ele seja. Mantendo-se informados e agindo com cautela, é possível se proteger desse e qualquer outro ataque desse tipo”, afirma Darya Ivanova, especialista em segurança da Kaspersky.

Para se proteger de golpes deste tipo, é importante sempre estar atento à fonte oficial. Quando um tema fica muito famoso, surgem diversos golpes em torno dele. No caso do ChatGPT, a reportagem encontrou diversos aplicativos e sites se passando pela inteligência artificial.

É importante, portanto, se atentar se a ferramenta que você está utilizando é realmente a oficial –  veja o passo a passo de como usar o ChatGPT.

Além disso, é importante sempre desconfiar antes de clicar em links, não baixar programas de fontes desconhecidas, sempre manter  senhas fortes e únicas e utilizar um antivírus em todos os dispositivos, inclusive o celular –  veja opções gratuitas para Android.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *