O aquecimento global tem afetado de diversas maneiras o planeta em que vivemos. Alguns desses fatores são o aumento de catástrofes climáticas, além da elevação das temperaturas que causam o degelo das geleiras e, consequentemente o aumento do nível do mar. Como o Brasil é um país com uma vasta costa litorânea, muitas cidade ficam ameaçadas pelo aquecimento global.
Um estudo da Climate Central apontou 100 cidades do mundo que correm o risco de desaparecer. Entre elas, 7 são brasileiras.
Você pode se interessar por:
- Ilha de São Paulo é tomada por cobras e visitas são proibidas.
- Nova espécie de dinossauro é descoberta por fazendeiro na Austrália.
- 5 destinos turísticos paradisíacos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas.
Cidades brasileiras entram na lista de risco de inundações por avanço do nível do mar
O estudo prevê que um aumento de apenas 3°C na temperatura global pode resultar na submersão de 50 cidades ao redor do mundo, caso as metas de redução das emissões de carbono não sejam alcançadas a tempo. Esse desastre afetaria a vida de 10% da população global.
O Brasil está na 17ª posição entre os lugares mais vulneráveis às mudanças climáticas, com pelo menos sete cidades em risco: Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos (SP) e São Luís (MA).
Segundo as projeções da Climate Central, podemos visualizar imagens de locais como o Maracanã, a Ponta da Praia em Santos (SP) e a Usina do Gasômetro (RS), mostrando como ficariam com o avanço do mar.
Fontes: CBN e Metrópoles .
Tem interesse por esse assunto? Confira também: Dia da Natureza: 7 atitudes para combater o aquecimento global.
Fonte: Mulher