Tata Werneck contou para suas seguidoras, em seus stories, sobre uma conversa com a atriz Claudia Raia na qual revelou que, às vezes, dorme sem retirar a maquiagem.
No Instagram, ela disse que toma banho, lava o cabelo, mas não tira a make-up sempre e aproveitou para pedir dicas sobre como fazer uma rotina de cuidados rápida para melhorar sua pele.
Tata pondera que não adianta mandar 8 passos de cuidar. Quer dicas simples e coisas para dormir, como mascaras, por exemplo. Tal atitude pode ser prejudicial e causar muitos problemas para a pele. Quais seriam eles?
De acordo com o biomédico mineiro, mestre em Medicina Estética, Thiago Martins, a maquiagem, especialmente os produtos à base de óleo, podem obstruir os poros da pele e levar ao desenvolvimento de cravos e espinhas, além de aumentar o risco de infecções.
“Ela acelera o processo de envelhecimento da pele, já que danificam suas células e levam ao aparecimento precoce de rugas e linhas finas.”
Alguns ingredientes presentes nesses produtos podem, segundo o biomédico, causar irritação, especialmente se forem deixados em contato com a pele por longos períodos, resultando em vermelhidão, coceira e inflamações.
“Um outro ponto importante é que a pele se renova durante o sono e, ao dormir com maquiagem, ela pode interferir nesse processo. Essa renovação celular é essencial para mantê-la saudável e com aparência jovem.”
Um outro ponto que merece destaque, conta o profissional é que, os cosméticos podem acumular bactérias e sujeira. Ao dormir com eles na face, essas bactérias ficam em contato prolongado com a epiderme, aumentando o risco de infecções e irritações.
Passo a passo do skincare noturno
O aconselhável, ressalta o especialista, é remover cuidadosamente a maquiagem antes de ir para a cama e, sim, fazer um passo a passo que deve ser seguido à risca.
Limpeza:
“Comece removendo a maquiagem, se aplicável, com um removedor de maquiagem suave. Lave o rosto com um sabonete ou espuma facial adequado ao seu tipo de pele para remover impurezas, sujeira e resíduos de maquiagem.”
Esfoliação:
Deve ser feita duas vezes por semana. Ela ajuda a remover células mortas da pele, permitindo que novas se formem.
Tônico:
A aplicação de um tônico facial, de acordo com Thiago, pode equilibrar o pH da pele e prepará-la para a absorção dos produtos subsequentes.
Tratamentos Específicos:
Hora de aplicar os séruns compostos por ácido hialurônico, retinol ou vitamina C. Além de benéficos e com atuação antienvelhecimento, eles ajudam na hidratação da pele.
Hidratação:
Aplique um hidratante noturno para repor a umidade da pele. Escolha um produto que atenda às necessidades da sua pele, seja ela seca, oleosa, mista ou sensível.
Creme para a Área dos Olhos:
Se você usa um creme específico para os olhos, aplique-o delicadamente para tratar problemas como olheiras, bolsas ou linhas finas.
Bálsamo Labial:
Se seus lábios ficam secos, aplicar um bálsamo labial antes de dormir ajuda a mantê-los hidratados.
É fundamental ajustar essa rotina com base nas necessidades específicas de cada pele, sempre com a indicação de um profissional qualificado da área.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher