O Comité Olímpico Internacional (COI) publicou um documento de 33 páginas com orientações aos jornalistas que cobrirão os Jogos Olímpicos de Paris . As ‘diretrizes de representação’ listam palavras que não devem ser utilizadas para se referirem aos atletas transgênero que competirão em Paris 2024.
A publicação diz que o sexo de uma pessoa não é “atribuído apenas com base na genética”. Termos como ‘nascido homem’, ‘nascido mulher’, ‘biologicamente masculino’ e ‘biologicamente feminino’, são considerados como “linguagem problemática”.
O material também recomenda palavras para os jornalistas usarem em suas reportagens sobre atletas.
A lista provocou indignação entre ex-atletas olímpicos, sob o argumento de permitir vantagens injustas durante a competição e não garantir a igualdade para as mulheres na sua própria categoria.
Atletismo, ciclismo, natação, rúgbi e remo estão entre os esportes que proíbem competidoras transgênero nas Olimpíadas e outros eventos importantes, caso tenham passado pela puberdade feminina.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto.
The post COI divulga palavras que devem ser banidas durante cobertura das Olimpíadas de Paris first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional