Escolher um mamão maduro e saboroso pode parecer uma tarefa desafiadora para muitas pessoas. No entanto, entender alguns sinais simples pode fazer toda a diferença na hora de selecionar a fruta perfeita.
Selecionamos algumas dicas úteis para escolher mamão e garantir que você está levando para casa uma fruta deliciosa e madura. O mamão é conhecido por ser uma excelente fonte de fibras dietéticas e antioxidantes, que ajudam a promover um trânsito intestinal saudável e a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Portanto, ao incorporar mamão em sua dieta regular, você não apenas desfruta de seu sabor refrescante, mas também colhe os benefícios para a saúde que esta fruta nutritiva tem a oferecer.
Como escolher mamão?
Ao seguir estas dicas simples, você poderá escolher mamões maduros e saborosos, ideais para consumo imediato ou para preparar uma variedade de pratos deliciosos. Não esqueça que a escolha de frutas frescas e maduras não apenas garante um sabor mais agradável, mas também pode oferecer benefícios nutricionais, como ajudar no trânsito intestinal e contribuir para o controle do colesterol. Confira dicas imperdíveis abaixo.
Segundo o site da Centrais de Abastecimento S/A – Ceasa , algumas características podem ajudar no processo de escolher o mamão ideal.
- A casca deve ser livre de manchas, uma coloração um pouco esverdeada e bastante amarela, pois quanto mais amarela estiver, mais doce e maduro estará;
- A textura é preferencialmente macia, mas não muito macia (mamão muito maduro) ou muito firme (mamão verde);
- O cheiro tem que ser suave e doce. Geralmente os menores são os mais saborosos.
Dicas extras para escolher mamão
Confira algumas dicas extras para analisar ao escolher um mamão.
1. Cor da casca
Um mamão maduro geralmente tem uma casca amarela dourada, sem manchas verdes. Evite mamões com manchas escuras ou áreas moles, pois isso pode indicar que a fruta está muito madura ou danificada.
2. Textura
Ao tocar a casca do mamão, deve-se sentir uma leve firmeza, mas também uma certa maciez. Evite mamões muito duros, pois eles provavelmente ainda não estão maduros o suficiente, e aqueles muito moles, que podem estar passados.
3. Aroma
Um mamão maduro exala um aroma doce e característico. Cheire a parte inferior do mamão perto do caule; se tiver um cheiro suave e adocicado, é um bom sinal de que está pronto para ser consumido.
4. Ponto de pressão
Pressione suavemente a parte inferior do mamão com os dedos. Se estiver levemente cedendo à pressão, mas ainda mantendo alguma firmeza, é provável que esteja maduro. Evite mamões muito duros ou excessivamente moles.
5. Peso
Um mamão maduro tende a ser mais pesado do que parece, devido ao seu alto teor de água. Ao pegar um mamão, sinta seu peso; se parecer leve demais para o seu tamanho, pode não estar totalmente maduro.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher