Quem nunca teve um dia longo e atarefado, mas chegou a noite na hora de dormir, deitou a cabeça no travesseiro e não conseguiu dormir de jeito nenhum? Pois é, a insônia é um mal que afeta milhões de brasileiro s, mas se engana quem pensa que esse mal não pode ser combatido sem a ajuda de medicamentos.
Leia também: 5 dicas de como escolher o colchão ideal e ter uma noite de sono perfeita
Existem algumas atitudes e cuidados que você pode tomar para garantir que vai ter noites de sono revigorantes, gostosas e que vão garantir o seu descanso! Para te ajudar a dar um chega pra lá na insônia , listamos algumas dicas para combater as noites em claro com base em publicação feita no site do hospital Sírio-Libanês.
5 dicas para evitar a insônia e dormir bem
Com base em publicação no portal do hospital Sírio-Libanês , separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
1. Mantenha uma rotina com horários consistentes de sono
Estabelecer uma rotina regular para dormir é essencial! Tente manter uma rotina e ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico do corpo e a melhorar a qualidade do sono.
2. Crie um ambiente aconchegante para facilitar o sono
Garanta que seu quarto proporcione um ambiente propício para o sono, portanto, mantenha o espaço escuro, fresco e silencioso. Invista em um colchão e travesseiros confortáveis, e evite usar o celular ou outros objetos que emitam luz antes de dormir para reduzir a exposição à luz azul que pode interferir no sono. Confira essas ótimas opções de colchões que vão garantir o seu conforto!
3. Evite estímulos demais antes de dormir
Atividades estimulantes, como o consumo de cafeína, refeições pesadas e exercícios intensos, devem ser evitadas algumas horas antes de dormir! Opte por atividades relaxantes, como um banho quente, leitura leve ou meditação para ajudar a preparar o corpo e a mente para o descanso.
4. Invista na prática de atividades físicas
É imprescindível fazer atividades físicas para manter o corpo e a mente saudáveis, e o sono também acaba sendo afetado por elas. A recomendação é de que você faça a sua atividade pelo menos 6 horas antes do horário no qual você costuma dormir, para evitar a agitação.
5. Limite as soneca durante o dia
Embora uma soneca curta durante o dia possa ser revigorante, cochilos prolongados com mais de 30 minutos podem interferir no sono noturno, portanto, se precisar tirar uma soneca, opte por períodos mais curtos e evite sonecas no final da tarde.
Veja como combater a insônia sem recorrer a medicamentos assistindo ao vídeo do médico Lucas Fustioni:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Veja 3 tipos de chá para combater a insônia e dormir bem a noite toda
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher