Dona de um promissora carreira na indústria automobilística, onde driblou com competência e apoio das chefias as adversidades de um segmento ainda muito masculino, Saori Yano assumiu, em 2021, a área de Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil desde 2021. Atualmente, desempenha um papel crucial na condução de projetos voltados para soluções de menor impacto ambiental e na redução das emissões de carbono líquido da empresa.
Graduada em Engenharia e Administração, Saori conta que ficou 23 anos na Toyota, onde entrou como estagiária. “Fui a primeira funcionária, na primeira fábrica, exercia uma função bem básica”, lembra. Ela diz que seu gestor foi quem a incentivou a ir mais longe. “Tudo o que você aprender vai para o seu patrimônio, ele dizia”, lembra a executiva que, na pandemia, resolveu mudar de rumo.
“Eu já trabalhava muito com obra, tratamento de afluentes, foi surgindo a oportunidade e o interesse nessa área. Na indústria automobilística, os impactos ambientais são muito relevantes”, diz. Ela conta que, a despeito do machismo no setor, ela sempre buscou líderes que a inspirassem. “Fez uma diferença muito grande.”
A pandemia foi um momento de revisão. “Resolvi dar chance para mim mesma, mas tive síndrome de impostora, aquele medo por ter trabalhado em uma só empresa. Mas a sorte vem pra quem está preparado e 4 meses depois eu estava na Amazon.”
Uma das metas mais ambiciosas da empresa é até 2040 ser carbono zero, dez anos antes do previsto pelo acordo de Paris. “O crescimento traz essa responsabilidade, não é uma área simples, não é rápida, as soluções não existem, estamos construindo esse caminho”, diz Saori.
A abordagem ESG representa três pilares fundamentais que orientam as práticas de instituições responsáveis. É originado do inglês e significa respectivamente: Environmental, Social e Governance . Na Amazon, há um responsável para cada uma das áreas, o que, segundo Saori, traz muitos benefícios. “Eu posso focar no environmental, isso acelera minhas iniciativas, a gente ganha integração com times de outros países”, revela.
Trabalhar com questões do clima, analisa Saori, não é tão tangível. “A Amazon é a maior compradora de energia renovável do mundo. Com certeza está trazendo impacto, mas não se sente isso no momento”, diz. Mas isso faz parte da cultura e da estratégia de crescimento da empresa. Há ainda o impacto no âmbito social, e as áreas trabalham em sinergia dentro da empresa, com grupos de afinidades, nos quais eventualmente Saoria atua como tutora.
“Também temos embaixadores de sustentabilidade e de impacto social, além de um programa para desenvolver mulheres, com mentoras mulheres, para potencializar as carreiras. Serão 11 mentoras, 55 mentoradas. Temos um ambiente de coloraboração”, conta a executiva, que hoje lidera programas e atua sempre em sinergia com outras áreas da empresa.
“É importante ter pessoas ligadas à sustentabilidade em outras equipes, traz senso de pertencimento. Meu objetio é levar informação, conscientização, a todo o time”, conclui Saori.
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Fonte: Mulher