Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022/2023, principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, o Brasil está na segunda posição dos países com mais interessados em ter o próprio negócio, atrás somente da Índia. Apesar do otimismo, o relatório também registra algumas disparidades, como a de gênero, já que a maioria dos empreendedores novos identificados em 2022 eram homens (56,8%) e a taxa de empreendedorismo estabelecido (TEE – negócios com mais de 3,5 anos de existência) segue maior para o sexo masculino (66,3%).
Para auxiliar neste contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Celebrada em 19 de novembro, a data traz à reflexão a importância do protagonismo das mulheres no mundo dos negócios, além de refletir sobre os desafios que envolvem a equidade de gênero no universo corporativo. No Brasil, exemplos de empresas consolidadas comandadas por mulheres vão desde o setor moveleiro até a educação, tecnologia, branding e publicidade.
Maior distribuidora para a indústria de móveis do Brasil conta com CEO mulhe r
A Leo Madeiras é a maior distribuidora de insumos para marcenarias e indústrias de móveis do Brasil. À frente dos negócios da rede desde 2012 está Andrea Seibel, CEO que pode ser apontada como um grande exemplo de liderança feminina do cenário corporativo nacional. A executiva é responsável por implementar um modelo de gestão responsável, visando um crescimento significativo da empresa nos últimos anos.
Além disso, promove ações voltadas ao auxílio de pequenas marcenarias em todo o país, já que é uma das idealizadoras do Leo Social, entidade voltada ao terceiro setor e mantida pela Leo Madeiras, que promove cursos de formação no setor de marcenaria para jovens em situação de vulnerabilidade social e para aprimorar as habilidades de profissionais marceneiros. A profissional é formada em Direito pela PUC-SP e concluiu um de seus cursos de pós-graduação na Harvard Business School.
Hoje, a Leo Madeiras conta com 111 lojas, sendo duas no Paraguai. No Brasil, está presente em 24 estados, incluindo o Distrito Federal. Com uma equipe de mais de 3 mil profissionais, a empresa dispõe do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15.000 produtos ofertados.
Instituto de educação tem Diretora Técnica há mais de 20 anos
Fundado em 2000, com sede em São Paulo e atuação global, o Instituto Crescer é um laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social em escala para a educação e para o fortalecimento de comunidades e pessoas. Sendo parceiro técnico de grandes empresas do país, atua na formação docente, qualificação profissional e no desenvolvimento comunitário. Luciana Allan é a Diretora Técnica há mais de 20 anos e coordena projetos voltados à formação de professores para adoção de tecnologias digitais nas estratégias de ensino e aprendizagem. Ela também escreve um blog na Revista Exame e artigos para várias publicações, especialmente na área de educação, além de ter um site no qual compartilha seus projetos e conhecimentos sobre o setor.
Professora Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/ USP e Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Luciana é redatora dos PCNs em Ação e PCNs + Conceitos Estruturantes para o MEC. Idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais, também é autora do Guia Crescer em Rede, financiado pela Fundação Odebrecht e do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em sua trajetória, conquistou parceiros importantes para o Instituto Crescer, como Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.
Liderança feminina em startup de tecnologias disruptivas
Tradicionalmente dominado por homens, o setor de tecnologia conta com Valéria Carrete como Chief Revenue Officer (CRO) da R2U, startup de soluções envolvendo tecnologias 3D para aprimoramento da jornada de compra, e Chief Metaverse Officer (CMO) da Converge, solução one stop shop para empresas no metaverso.
Já tendo liderado e capacitado diversas equipes multifuncionais, Valéria tem mais de 20 anos de experiência em marketing, vendas, parcerias estratégicas, canais, desenvolvimento de negócios, além de novos negócios em áreas como serviços financeiros, varejo, telecomunicações/tecnologia, e-commerce e gerenciamento de múltiplos desafios e projetos complexos simultaneamente.
A R2U foi fundada em 2016 com a visão de que a realidade aumentada iria mudar completamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo à sua volta. Atualmente, a startup conta com a maior plataforma de centralização de informações e imagens sobre produtos do varejo brasileiro, garantindo independência de uso, gerenciamento, agilidade e analytics das soluções implementadas de RA/3D de forma rápida e descomplicada.
Visão feminina de Marca Pessoal
Caracterizado como um mercado em ascensão, o Personal Branding é responsável por alçar pessoas ao status de especialistas em suas áreas de conhecimento, ajudando desde a construção de uma rede de relacionamentos sólida até a efetivação de negócios. Uma das empresas que ajuda os profissionais nessa jornada é a BetaFly Brandmakers, consultoria de Personal Branding criadora do reconhecido método FLY®, que tem como sócia Susana Arbex, uma das maiores especialistas do segmento no Brasil.
Com 28 anos de carreira, a executiva de Marketing, Branding e Planejamento Estratégico atua como consultora, palestrante, conselheira de empresas e professora de Personal Branding. Tem especialização em Marketing e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Pós-MBA na Kellogg School of Management, formação em Conselheira pela ABP-W Saint Paul e é certificada em programas de Liderança e Presença Executiva pela Wharton, Cornell e Insead.
Ao canalizar essa trajetória na BetaFly Brandmakers, já impactou mais de 15 mil pessoas com diferentes serviços entre consultorias, aulas, palestras, workshops, MBA e outros. Recentemente, lançou o best-seller ‘Sua Marca Pessoal’, que já caminha para a segunda edição, a ser publicada no início de 2024, nos EUA.
Empresa espanhola de tecnologia tem brasileira como Country Manager
A Seedtag é uma adtech de origem espanhola líder em publicidade contextual. Como Country Manager no Brasil, conta com Paola De Lucca, que possui mais de 17 anos de experiência em publicidade na área comercial. Paola iniciou sua carreira em uma empresa de eventos, da qual foi sócia por três anos. Ela também já trabalhou por 12 anos na área comercial de empresas off-line, como Grupo Bandeirantes e Eletromidia, onde atendeu grandes agências e participou de importantes projetos.
Fundada em Madrid, em 2014, por dois ex-Googlers que queriam aproveitar ao máximo as imagens editoriais, hoje a Seedtag conta com mais de 500 funcionários e tem uma importante presença global, com escritórios na Espanha, França, Itália, Reino Unido, Benelux, Alemanha, México, Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Emirados Árabes e Estados Unidos.
Executiva lidera operação nacional de unicórnio do Vale do Silício
Fundada em 2015, no Vale do Silício, a Incode é uma empresa líder global em verificação de identidade e autenticação. Sediada em São Francisco / EUA, o negócio conta com escritórios na Europa e na América Latina, tendo acabado de inaugurar um no Brasil. Para liderar a operação nacional, a empresa convocou Viviane Sales como Country General Manager Brasil.
Antes disso, a profissional liderou grandes business units e áreas funcionais em empresas de tecnologia como Creditas e Twitter. Foi também consultora de estratégia no Boston Consulting Group. Suas áreas de especialização são gestão de P&L, operações, eficácia da força de vendas, crescimento e marketing e modelagem de dados.
Viviane tem MBA pela Kellogg School of Management – Northwestern University, com especialização em Marketing, Finanças e Gestão & Organizações, e bacharelado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com especialização em Finanças e Economia. Com essa bagagem, pretende estabelecer a solução de Inteligência Artificial da Incode, que oferece aos clientes um sistema eficaz de identificação e autenticação de pessoas de forma segura, confiável e com total privacidade dos dados pessoais.
No total, a Incode conta com mais de 300 funcionários, servindo os maiores bancos e neobancos do mundo, além de empresas líderes globais nos setores de hotelaria, jogos, serviços web e governo, com presença em todo o mundo.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher