COP28: parlamentar brasileira lança ‘Bancada do Planeta’, em Dubai

Mundo

Célia Xakriabá, deputada do PSOL eleita em Minas Gerais
Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva

Célia Xakriabá, deputada do PSOL eleita em Minas Gerais

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos , a deputada brasileira, Célia Xakriabá (PSOL-MG), lançou a “Bancada do Planeta”. Inaugurada com 23 nomes, a bancada parlamentar internacional pretende chegar a 200 membros até a COP30, que acontecerá no Brasil.

O lançamento aconteceu no último domingo (03), em um evento paralelo às negociações climáticas que ocorrem entre os chefes de Estado . “Este é um chamado, um convite para cuidar não só da Amazônia, mas de toda a biodiversidade. Queremos reunir parlamentares que têm um compromisso com o planeta e chegar à conferência de Belém com força”, disse a parlamentar mineira no evento de lançamento.

Até o momento, a bancada é formada majoritariamente por parlamentares que cumprem mandatos no Congresso do Brasil. Nomes como Nilto Tatto (PT-SP) e Amom Mandel (Cidadania-AM) são alguns dos integrantes da bancada.

A alemã Kathrin Henneberger, do Partido Verde, é a única representante da Alemanha na bancada até o momento. Ela foi eleita pela Renânia do Norte-Vestfália, e integra a Comissão de Proteção Climática e Energia do Bundestag.

Em entrevista à DW, Henneberger disse: “Eu vou levar a notícia da criação desta bancada e convidar meus colegas. Aqui está um enorme potencial para que nós, parlamentares do mundo todo, nos conectemos para que possamos, conjuntamente, pressionar nossos governos e corporações globais da área de energia”.

Segunda a parlamentar alemã, essa não é a primeira cooperação feita com brasileiros. Em outras oportunidades, ela já trabalhou na oposição ao marco temporal e à exploração de petróleo na Amazônia. “Tudo isso, de alguma forma, se relaciona com nosso consumo na Europa. As plantações de soja e outros cultivos que avançam sobre a Amazônia são também para abastecer este mercado. E sobre isso precisamos falar na Europa”, completa Henneberger.

Ela é uma das grandes opositoras ao uso de combustíveis fósseis na Alemanha.

O colombiano Juan Carlos Lousada, também é um dos membros da bancada. Ele é um dos parlamentares que vem travando discussões acerca do uso de combustíveis fósseis no país. Ele é membro do Observatório Parlamentar das Mudanças Climáticas.

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *