Você provavelmente já ouviu falar sobre a cúrcuma, não é mesmo? Essa especiaria possui uma coloração amarela exuberante e chama a atenção por possuir propriedades que podem ser benéficas para a saúde, transcendendo o mundo da culinária . Na medicina tradicional asiática , a cúrcuma já é amplamente utilizada pelas suas propriedades , quer saber quais são? Fica com a gente, vamos te contar.
Leia também: Descubra como o mel pode ser um ótimo remédio caseiro
O que é cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria feita a parta a partir da família das plantas Zingiberaceae , que é a mesma do gengibre! Esse tempero é extremamente popular na Ásia e presente nas culinárias de países como Índia e China.
A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra e açafrão-indiano e além de ser utilizado para dar sabor e colorir alimentos, mas também oferece uma série de benefícios para a saúde e faz parte da medicina tradicional da China.
Para que serve a cúrcuma?
Estudos da National Center for Biotechnology Information indicam que a cúrcuma oferece diversos benefícios para a saúde! A especiaria é bastante utilizada pela medicina tradicional asiática no tratamento de condições do sistema digestivo, bem como para tratar dores e incômodos de forma geral. Alguns dos benefícios da cúrcuma são:
- Age contra o diabetes
- Combate a artrite
- Melhora a digestão
- Reduz os riscos de úlcera
- Reduz o colesterol
- Combate as doenças cardíacas
- Tem propriedades antifúngicas
- Alivia inflamações de pele
Como usar cúrcuma?
Vamos ajudar você a entender como aderir à cúrcuma na sua dieta e como remédio:
Na culinária: A cúrcuma pode ser usada em pó ou na forma de raiz fresca. Adicione-a a pratos como curry, arroz, sopas, legumes refogados, assados, smoothies e chás.
Na medicina: A cúrcuma pode ser consumida na forma de suplementos , cápsulas ou chás . Ela também pode ser aplicada topicamente em forma de pasta para tratar condições da pele ou misturada com óleo para fazer um enxaguante bucal.
O consumo de cúrcuma possui contraindicações?
Segundo publicação da Uol , o consumo de cúrcuma acima de 8g pode acarretar enjoo, diarreia e alteração de ph. Por ser um diluente sanguíneo natural, o consumo dessa especiaria não é recomendado por pessoas que estejam utilizando remédios anticoagulantes ou em períodos pré-cirúrgicos.
Saiba quais são os benefícios da cúrcuma assistindo ao conteúdo produzido pelo canal do YouTube “Dr. Samuel Dalle Laste”:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Frieira: prevenção, remédios caseiros e mais
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher