O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% de aprovação dos eleitores, segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17). O número se manteve estável, com a queda de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento realizado em março.
Outros 33% avaliam o governo como regular e 27% veem a gestão petista como ruim ou péssima. Cerca de 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
No último levantamento, Lula tinha aprovação de 38% dos eleitores, enquanto 29% reprovavam. O petista ainda tinha avaliação regular de 30% dos entrevistados pelo Datafolha.
Em seis meses de governo, Lula mantém índices maiores que os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB). Bolsonaro, por exemplo, tinha 33% de aprovação e reprovação, além de outros 31% que avaliavam o governo como regular.
Entretanto, o petista fica aquém se comparado a avaliação do primeiro governo Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso. A porcentagem de aprovação ainda é mais baixa se comparado aos seus dois primeiros governos.
O Datafolha ouviu 2.010 eleitores, em 112 municípios, entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Política Nacional