O programa é uma excelente chance para jovens, adultos e profissionais da cultura se capacitarem e se prepararem para o mercado de trabalho audiovisual
Foto: Divulgação
Projeto oferece capacitação gratuita para jovens, adultos e produtores culturais da região; os cursos oferecidos são: fotografia, gerenciamento de redes sociais, produção audiovisual e operador de áudio
A comunidade do Recanto das Emas está prestes a viver uma nova oportunidade de crescimento profissional. Com inscrições abertas para sua segunda edição, o projeto Comunicador do Futuro oferece cursos gratuitos nas áreas de comunicação, produção audiovisual e gestão de redes sociais. O programa é uma excelente chance para jovens, adultos e profissionais da cultura se capacitarem e se prepararem para o mercado de trabalho. As aulas começam no dia 13 de janeiro e as vagas são limitadas.
Uma programação pensada para todos
Com o objetivo de democratizar o acesso à formação de qualidade, o Comunicador do Futuro oferece quatro cursos — Fotografia, Operação de Áudio, Produção Audiovisual e Gestão de Redes Sociais — com horários flexíveis para atender aos diferentes perfis de participantes. Cada inscrito pode escolher até duas modalidades, ampliando suas possibilidades de aprendizado e prática.
Dilma Imai, coordenadora do Comunicador do Futuro, destaca o impacto que o projeto tem gerado. “A primeira edição formou quase 400 alunos, e temos recebido relatos emocionantes de ex-participantes que já estão atuando no mercado. O projeto vai além da formação técnica, pois conecta os alunos com a realidade do mercado de trabalho. A economia criativa é um dos pilares, e temos visto como as habilidades desenvolvidas nas aulas ajudam a transformar a vida dos participantes”, afirma Dilma, ressaltando a importância de cursos que dialogam diretamente com o cotidiano e as necessidades da comunidade.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, destaca que a ação é uma resposta à necessidade de formação em áreas cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho.
“O projeto viabiliza oportunidades para que jovens possam se capacitar e, assim, aumentar a chance de entrarem em um mercado de trabalho competitivo, que precisa de novos talentos. Ao apoiar esses projetos, a Secretaria de Cultura contribui para o desenvolvimento da economia criativa do DF e, principalmente, para a melhoria da perspectiva de futuro desses jovens”, defende o titular da pasta.
Confira os cursos e horários:
Fotografia:
Manhã: 10h às 12h
Tarde: 16h às 18h
Operação de Áudio:
Manhã: 10h às 12h
Tarde: 16h às 18h
Produção Audiovisual:
Manhã: 08h às 10h
Tarde: 14h às 16h
Gestão de Redes Sociais:
Manhã: 08h às 10h
Tarde: 14h às 16h
Aprenda com os melhores
Os cursos serão ministrados por profissionais qualificados, com ampla experiência nas áreas de comunicação e audiovisual, garantindo uma formação sólida e prática. A iniciativa é uma oportunidade imperdível para quem busca se aprimorar ou iniciar uma nova carreira, seja no universo digital ou em projetos culturais.
Presença no Recanto das Emas e mais três cidades
Depois de levar conhecimento a Samambaia e Ceilândia, o Comunicador do Futuro chega ao Recanto das Emas, com previsão de expandir para o Paranoá, ampliando a atuação do projeto para diversas regiões do Distrito Federal.
Inscrições
Uma das novidades desta edição é a possibilidade dos agentes culturais também se inscreverem nos cursos. Além dos profissionais, podem participar candidatos com idade acima de 16 anos, incluindo jovens da rede pública e idosos. Há vagas para pessoas com deficiência (PcDs).
Cada participante poderá se inscrever em até duas modalidades, com a possibilidade de desenvolver habilidades técnicas, criativas e colaborativas.
As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Para garantir sua participação, acesse o site oficial do projeto ou entre em contato pelo telefone (61) 9 98373 9556.
Serviço – Comunicador do Futuro
Data: 13 de janeiro
Onde: Quadra 104 – Antigo estacionamento da Castelo Forte, Avenida Recanto das Emas
Contato: (61) 9 98373 9556
Inscrições: comunicadordofuturo.com.br
Realização: Instituto Abraço
Correalização: Inst. Rede Solidária
Fomento: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF