Dia da Visibilidade Lésbica: Cineasta lista 5 filmes que celebram o amor entre mulheres

Geral
Entre romances doces, relações proibidas e cenas picantes, Fernanda Schein revela suas escolhas para celebrar o dia do amor entre mulheres
Foto: Divulgação

Há quase 30 anos, 29 de agosto marca o Dia da Visibilidade Lésbica. Um marco na luta contra a lesbofobia e a misoginia, a data é motivo de celebração. E para quem quer comemorar com direito à sessão cinema, a cineasta Fernanda Schein, que vem se destacando na cena internacional, parte do time de edição de grandes projetos da Netflix e super premiada também no cinema independente, listou 5 filmes que retratam romances lésbicos de formas diferentes, “mas todos têm em comum a representação de relacionamentos autênticos e emocionais que desafiam normas sociais e promovem a aceitação e o entendimento”, afirma.
Confira:
Desobediência (Amazon Prime Video)
“Um filme que aborda o reencontro entre duas mulheres, Ronit e Esti, que compartilharam um passado de amor proibido. O filme explora a complexidade do romance entre elas enquanto enfrentam as expectativas da comunidade religiosa em que vivem. A conexão entre Ronit e Esti é reacendida, levando-as a questionar escolhas passadas e desafiar as normas sociais”.
Azul é a Cor Mais Quente (Apple TV)
“Um dos filmes mais notáveis sobre o amor entre duas mulheres, narra a história de Adèle e Emma. O filme retrata a jornada emocional intensa e tumultuada de Adèle ao descobrir sua sexualidade e se apaixonar por Emma, uma mulher mais velha e artista. O romance entre elas é intenso e visceral, explorando o despertar sexual e emocional de Adèle.”
Carol (Amazon Prime Video)
“Ambientado nos anos 1950, é um filme delicado que segue a relação entre Therese, uma jovem fotógrafa, e Carol, uma mulher mais velha presa em um casamento infeliz. O filme retrata o desenvolvimento do amor entre elas em um contexto social repressivo, explorando a profundidade das emoções e a luta contra as convenções da época.” Affonso Gonçalves, editor do longa, inclusive já trabalhou com Fernanda em “Neymar: O Caos Perfeito”.
Pariah 
“Um filme que acompanha a vida de Alike, uma adolescente lésbica que está descobrindo sua identidade e sexualidade. O filme explora seu relacionamento com Bina, uma amiga próxima que a ajuda a compreender melhor quem ela é. O romance é uma parte importante da jornada de autodescoberta de Alike.”

Minhas Mães e Meu Pai (Amazon Prime Video e Globoplay)
“Este filme trata de uma família não convencional formada por duas mães, Jules e Nic, e seus filhos adolescentes concebidos por inseminação artificial. Quando os filhos entram em contato com o doador biológico, o filme aborda o impacto dessa figura paterna em suas vidas e no relacionamento das mães. Explora temas de amor, família e identidade de forma tocante.”

Saiba mais sobre Fernanda Schein:

Do interior do Rio Grande do Sul para Los Angeles, a cineasta e editora Fernanda Schein já atuou” em diversos projetos importantes do cinema e da publicidade. Fez mestrado na New York Film Academy e partir daí, fez parte da produção de projetos como o filme “Forbidden Wish”, melhor longa pelo Santa Monica Film Festival disponível no Prime Video e produções independentes, como “The Boy in The Mirror”, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no California Women’s Film Festival.
Foi editora/montadora principal de projetos dirigidos por Rob Styles, como “A Social(Media) Construct” e “Sleeping Awake”. Agora está brilhando cada vez mais com o recém lançado “I See You” e como parte do dream team da Campfire, importante produtora em Los Angeles, responsável por “Neymar: O Caos Perfeito” .Já prestes a estrear, além de “Envenenados: O Perigo na Nossa Comida”, para a Netflix, também em 2023 terá o longa-metragem “Farewelling”, dirigido por Rodes Phire e o curta “Last Minute”, de Joel Junior.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *