Diabético pode comer batata-doce? Nutricionista esclarece

Entretenimento

Diabético pode comer batata-doce? Nutricionista esclarece
Foto: Reprodução

Diabético pode comer batata-doce? Nutricionista esclarece

A batata-doce é uma raiz que desperta dúvidas entre os diabéticos devido ao seu teor de carboidratos. De forma geral, esse alimento pode fornecer maior sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso. Mas será que diabéticos podem consumir essa raíz?

Quem sofre com essa doença entenda a importância de manter uma dieta balanceada. A batata-doce pode ser consumida por esse grupo? Ainda que ela seja uma fonte de vitaminas importantes, como do complexo B, ela contém propriedades indispensáveis em uma alimentação saudável. Vamos entender.

Diabético pode comer batata-doce?

Segundo a a nutricionista Vanessa Lobato ao site minha vida , a batata-doce, assim como outros alimentos fontes de carboidratos, pode ser consumida por pessoas com diabetes, mas é importante ter atenção a alguns fatores.

Essa raíz rica em fibras é considerada um alimento com médio índice glicêmico. Isso significa que ela aumenta gradualmente as taxas de glicemia, de modo que os carboidratos são digeridos mais lentamente no organismo, evitando picos na produção de insulina.

“O índice glicêmico (IG) é um valor que demonstra a velocidade com a qual o açúcar presente nos alimentos chega à corrente sanguínea e altera os níveis de glicemia. Fatores como quantidade de fibras, de proteína e de gorduras nos alimentos, além do tipo de cozimento, podem influenciar no IG”, explica a nutricionista.

No caso da batata-doce, o índice pode variar especialmente de acordo com o método de preparo. Ele é considerado baixo, quando a batata é cozida, e alto, quando é assada. Isso pode acontecer porque, ao assar o alimento, forma-se uma partícula protetora ao redor dele, concentrando os minerais e conservando as vitaminas e nutrientes.

Importante o acompanhamento médico

Para os diabéticos, a quantidade e o tipo de carboidratos consumidos em cada refeição são fundamentais. É importante contar com o acompanhamento de um profissional de saúde, como um nutricionista ou endocrinologista, para ajustar a dieta de acordo com as necessidades individuais e garantir uma alimentação adequada e saudável.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *