Dicas infalíveis para montar um cronograma capilar perfeito

Entretenimento

Aprenda a montar um cronograma capilar
Divulgação

Aprenda a montar um cronograma capilar

Qual a necessidade do seu cabelo, você sabe dizer? Como está a saúde dos fios? Se você ainda não sabe, basta uma breve avaliação. Em frente ao espelho, olhe atentamente e diga o que vê nos seus cabelos. Tem frizz? Como está a última química? Qual o estado da sua coloração? Depois, olhe mais de perto. Pegue uma mecha com as mãos e confira as pontas. Qual a cor delas? Os fios estão com pontas únicas ou duplas? Eles parecem ressecados ou elásticos?

Se sua resposta foi sim para uma ou mais dessas perguntas, está na hora de criar seu cronograma capilar. E para fazer um que seja bom para o seu tipo de cabelo, todas as variáveis precisam ser levadas em conta – até mesmo, o que você coloca no prato!

De acordo com Silvio Guilarducci, Diretor de Estratégias da Belofio Cosméticos, com a rotina cada vez mais apertada, muita gente acaba optando pelo uso do básico shampoo e condicionador. “Essa dupla serve para limpar os cabelos. Mas os fios precisam de muito mais cuidado, caso contrário, começa a perder o brilho natural e a pessoa acaba ficando com a aparência desleixada”, explica o profissional.

Para que serve um cronograma capilar?

Cronograma capilar: hidratar, nutrir, reconstruir
Divulgação

Cronograma capilar: hidratar, nutrir, reconstruir

Embora o termo esteja na moda, é preciso entender a real necessidade de inseri-lo na sua agenda já tão apertada. “De longe as pessoas já reparam nos cabelos fracos, quebradiços e sem vida. Nossos cabelos moldam o nosso rosto, então eles dão o tom de como estamos. Se você encontrar com uma pessoa com cabelo todo ressecado, preso de forma bem desleixada, vai acreditar que essa pessoa está bem e feliz? Com certeza não, e a primeira impressão é sempre a que fica”, conta Silvio.

Por isso, avalie com calma o real estado dos seus fios. Se dê tempo para o autocuidado, não só da pele e do corpo, mas dos cabelos também. Podemos dividir um cronograma em dois passos básicos:

Passo 1: Recuperação Você fez algum tipo de coloração ou química e está planejando um final de semana na praia ou na piscina? O primeiro passo é recuperar os fios, dando um tempinho para que eles possam respirar (e, por isso, um calendário é tão importante!). O ideal é que o procedimento aconteça com pelo menos 15 dias de antecedência.

Passo 2: Tratamento Agora é o momento de tratar um pouco mais profundo, da raiz às pontas. Se você fez descoloração, aposte em produtos para reconstrução capilar. Se optou pela coloração diretamente, é hora de hidratar. Se o veredicto são fios ressecados devido ao cloro da piscina ou ao sal do mar, não pense duas vezes: é hora de nutrir!

Passo 3: Manutenção O terceiro passo é o mais fácil. Agora que seu cabelo já está recuperado, basta manter seu cronograma em dia, fornecendo vitaminas que os fios precisam para se manterem bonitos, saudáveis e naturalmente alinhados.

Etapas de um cronograma capilar de sucesso

O básico para montar seu próprio cronograma capilar é focar nos três pilares principais: hidratação, nutrição e reconstrução – e, claro, a escolha de bons produtos para auxiliar em cada uma dessas etapas. Para isso, comece com um calendário básico do mês.

Mas, antes de colocá-los no seu calendário de forma aleatória, você precisa responder às perguntas feitas no começo desse texto. As respostas é que definirão por onde você deve começar. E isso porque cada pilar do cronograma capilar tem uma função específica:

Cronograma capilar
Divulgação

Cronograma capilar



Quanto fica essa brincadeira?

Essa frase é conhecida dos brasileiros. Mas não sofra sem necessidade. “Sabemos o quanto o cabelo é importante em nossa sociedade, e nossa ideia é que todos tenham acesso a produtos de qualidade. Por isso investimos em cosméticos que usam de produtos naturais e brasileiros, que contribuem, ao mesmo tempo, para a saúde do cabelo e do bolso”, explica Silvio.

“Além disso, também oferecemos produtos com mais de uma função, para facilitar ainda mais a aquisição de um cosmético de qualidade”. A dica de ouro aqui também é apostar em uma marca que seja de sua confiança e tenha boa reputação no mercado, para garantir um bom investimento.

Montando seu cronograma capilar

Cronograma capilar
Divulgação

Cronograma capilar


E, finalmente, você agora já pode montar seu cronograma, com uma ação por dia. Veja abaixo uma sugestão e adeque à sua necessidade. Não esqueça de adicionar um corte, que ajuda a dar nova vida ao look e às pontas:

No exemplo acima, é possível ver que ele foi feito pensando em hidratar os cabelos (veja quantas vezes aparece a palavra hidratação!). Quem precisa hidratar, deve seguir essa ordem: hidratar, nutrir, reconstruir. Sempre por ordem de necessidade, mas sem deixar de adicionar um pouco de cada pilar.




Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *