DISTRITO FEDERAL – “O comum em Brasília”, livro do pesquisador da UnB, Ricardo de Alcântara, será lançado nesta quinta (21/09)

Cultura

Obra foi selecionada para publicação em chamada pública pelo Selo PPGCOM/UFMG e laçamento será na Livraria Sebinho

Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira (21/09), às 19h30, a Livraria Sebinho lança o livro “O comum em Brasília: paradoxos da cidade sistêmica”, do jornalista e pesquisador em comunicação, Ricardo de Alcântara Dantas, que estará presente para conversar com os leitores. A obra traz uma observação da capital brasileira que busca encontrar a cidade comum, para além daquela mais reconhecida no imaginário nacional através dos mitos e imagens de midiáticas e seus personagens “extraordinários”.

O livro é resultado da dissertação de mestrado defendida pelo autor na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, em maio de 2022. Após ser selecionada pelo Selo PPGCOM/UFMG para publicação em e-book, a obra será lançada em formato impresso. Ricardo de Alcântara é jornalista, doutorando em comunicação na UnB, e especialista em Relações Internacionais.

Ao se debruçar sobre a cidade de Brasília, a obra investiga uma lógica para a cidade capital. Observou-se filmes, músicas, textos literários, dados estatísticos e socioeconômicos, leis e uma extensa bibliografia sobre cidades e sobre a capital brasileira, em diversas disciplinas, para se apresentar a cidade comum Brasília, menos conhecida que a famosa capital brasileira de arquitetura, urbanismo e história peculiares. O livro trata desses comuns que se (des)encontram no espaço físico e simbólico da capital.

Sobre a Livraria Sebinho

A Livraria Sebinho abriu suas portas em 1985. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência nacional no setor de livros usados. Seu bistrô e restaurante é um dos principais pontos de cultura e turismo de Brasília. O amplíssimo acervo da livraria inclui títulos nas mais variadas áreas: literatura, política, economia, artes, filosofia, religião, infanto-juvenil etc.

Sobre o autor

Ricardo de Alcântara Dantas tem 41 anos, é brasiliense, jornalista, mestre e doutorando em comunicação pela Universidade de Brasília e especialista em Relações Internacionais. O autor tem participado de debates em congressos nacionais (Belo Horizonte) e internacionais (Portugal, Colômbia) levando o tema das capitais nacionais para o universo das pesquisas em comunicação. Como músico, é autor de trilhas sonoras para espetáculos do grupo de teatro brasiliense Liquidificador (Ultra; A resistível ascensão de Arturo Ui), e para peças do dramaturgo e diretor de Brasília, Fernando de Carvalho (Ovelha Dolly; Sombrio – espetáculo atualmente em turnê por Portugal).

O que foi dito sobre o livro

Do parecer que selecionou a obra para publicação: “O trabalho é bastante original, e tem caráter transdisciplinar, ampliando as possibilidades do campo comunicacional. O autor tem grande domínio teórico, o que é pouco comum em

dissertações de mestrado, ao mesmo tempo em que relata a pesquisa, mostrando convívio apurado com a língua portuguesa. Mesmo com a habilidade de transitar no erudito, não abre mão da capacidade de usar a coloquialidade, e de se colocar como autor, o que ‘quebra’ a sisudez do texto, tornando-o, em muitos momentos, mais próximo do formato ensaístico, o que inclusive é confirmado pelo próprio autor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *