Larissa Janz, uma curitibana formada em publicidade, tem conquistado destaque no cenário empreendedor paranaense como investidora-anjo e consultora. Após anos trabalhando para grandes empresas, Janz encontrou seu caminho no empreendedorismo ao enfrentar um episódio de burnout, em 2021 e, desde então, tem se destacado por sua expertise com startups inovadoras, transformando ideias em negócios dentro do conceito de smart money.
Janz iniciou sua carreira em grandes instituições financeiras, como HSBC e EBANX. Durante sua trajetória , navegou por diferentes áreas, começando no marketing interno e progredindo para a área de produtos. Durante essa fase, Janz teve a oportunidade de trabalhar com fintechs e adquirir um vasto conhecimento do mercado.
Posteriormente, a hoje investidora-anjo ingressou na ACE, uma referência no mercado de startups, onde teve a oportunidade de atender clientes de peso, como Ipiranga, Natura e Porto Seguro. Essa experiência ampliou ainda mais seu entendimento sobre a interseção entre grandes corporações e empreendimentos inovadores.
No entanto, um momento de ruptura abalou a carreira de Janz em 2021, quando ela enfrentou um burnout. Esse desafio pessoal se tornou um ponto de virada em sua vida, impulsionando-a a tirar um período sabático para reavaliar suas prioridades e cuidar de sua saúde física e mental.
“Percebi que estava me despriorizando, essa é a verdade. O trabalho, que sempre amei fazer, estava me consumindo a ponto de eu não olhar para as outras dimensões da minha vida. E essa falta de equilíbrio, já no seu ápice, fez surgir vários sintomas que começaram a prejudicar meu corpo e meu humor. Por sorte, tive pessoas ao meu redor que me ajudaram a tomar a melhor decisão”, explica.
Foi nesse período de pausa e autorreflexão que descobriu uma nova paixão: o empreendedorismo. Com base em sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo dos anos, decidiu oferecer consultoria para ajudar outras pessoas a alcançarem o sucesso em seus negócios, concentrando-se, especialmente, em auxiliar mulheres empreendedoras a escalar suas empresas.
Em 2022, Janz deu um passo adiante em sua jornada empreendedora e começou a investir em startups promissoras como investidora-anjo. Sua visão estratégica e capacidade de identificar oportunidades valiosas impulsionaram seu sucesso nessa área. Desde então, já realizou aportes em quatro startups, a maioria early-stage e fundada por mulheres. Além disso, também iniciou um podcast semanal chamado “Shot Matinal”, para compartilhar notícias relevantes e insights estratégicos que empreendedoras possam usar em suas empresas.
“Desde o início, percebi a necessidade de oferecer um conteúdo positivo e informativo para empreendedoras. O podcast nasceu de uma ideia simples, mas poderosa, e evoluiu ao longo dos últimos meses”, afirma Janz. “No começo, testei a ideia em um grupo de WhatsApp, enviando áudios diários. Foi gratificante validar a demanda e perceber que muitas pessoas compartilhavam dessa necessidade de se manterem atualizadas e motivadas. A partir daí, decidi ampliar o alcance do podcast, migrando para o Spotify e experimentando diferentes formatos e frequências de episódios”, completa a empreendedora.
Olhando para o futuro, Janz planeja abrir um fundo de investimento focado na América Latina, buscando apoiar e impulsionar o crescimento de empreendimentos inovadores em toda a região. Além disso, ela se prepara para cursar um MBA em Boston, buscando aprimorar ainda mais suas habilidades e conhecimentos no mundo dos negócios.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher