Na busca pelo rejuvenescimento facial e prevenção do envelhecimento e flacidez da pele, o tratamento com ácido hialurônico (HÁ) tem se mostrado extremamente eficiente. A boa notícia é que o procedimento agora utiliza técnicas inovadoras, com base nos pontos de sustentação da face, o que potencializa os resultados.
Esses pontos são chamados de códigos MD, e fazem parte das novas técnicas que garantem ao cirurgião plástico maior nível de controle nos tratamentos. Podem assegurar extrema precisão na aplicação, especialmente em áreas sensíveis como a dos olhos.
O cirurgião oculoplástico André Borba, doutor pela USP e especializado em oculoplástica pela Universidade da California, explica que o rejuvenescimento da região ao redor dos olhos com ácido hialurônico é uma técnica de preenchimento minimamente invasiva e bastante popularizada. “Seu uso requer do cirurgião excelente conhecimento da anatomia facial e vascular. Até há pouco tempo, havia limitações tais como a falta de padronização no preenchimento da região periocular, mas com o uso dos códigos passou-se a garantir maior precisão e controle por parte do cirurgião habilitado”, explica.
Esta técnica de rejuvenescimento promete reverter os sinais do tempo, levando em conta o que o paciente mais gostaria de mudar em relação a sua própria imagem, sempre aliado à experiência e habilidade do cirurgião. Para o cirurgião oculoplástico, mais do que preencher rugas, o importante é focar no que ele define como mensagens emocionais: olhar “cansado” ou “triste”, questionando aos pacientes o que mais os incomoda.
“Eu costumo receber pacientes no consultório que sentem-se insatisfeitos com as linhas de expressão, rugas e com ‘traços de desânimo e envelhecimento` na região dos olhos. Afinal, é essa região da face que melhor e mais rapidamente expressa essas condições. Meu compromisso é tratar com segurança a região dos olhos e rejuvenescer, sempre com naturalidade, essa área tão nobre — e com esse resultado melhorar a autoestima do paciente”, afirma André Borba.
Combinação de técnicas para resultados perfeitos
Outra boa notícia é que é possível combinar outras técnicas à da aplicação do ácido hialurônico, dependendo de cada caso, para ajudar a rejuvenescer a região dos olhos. Para Borba, é essencial que se respeitem os traços do rosto e olhar em cada paciente, buscando um equilíbrio harmonioso na definição do tratamento. Segundo ele, existem várias técnicas: “Quando o paciente nos procura, escolhemos diferentes associações de técnicas, abordando cada item do envelhecimento periocular e os aspectos anatômicos e étnicos de cada paciente. É justamente esta combinação de técnicas que proporciona rejuvenescimentos mais seguros e naturais para a face e a área dos olhos”, explica o cirurgião.
Veja algumas das técnicas que podem ser combinadas:
• Blefaroplastia : cirurgia que trata o excesso de pele e a flacidez das pálpebras, gordura ou inchaço nas bolsas sob os olhos, tão indesejáveis e que muitas vezes até atrapalham a visão, quando nas pálpebras superiores. • Laser CO2 fracionado : indicado para rugas e linhas finas perioculares. • Toxina Botulínica : previne e suaviza as rugas e linhas de expressão, principalmente no terço superior da face. • Aplicação dos fios lisos de PDO : estimula a produção de colágeno • Ultrassom microfocado : é mais indicado para casos de flacidez facial leve ou moderada para obter o rejuvenescimento ao redor dos olhos, atuando na região das sobrancelhas, terço médio da face e pescoço.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher