Empresárias levam acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Entretenimento

Objetivo está em facilitar o acesso de pessoas de todas as classes a aparelhos auditivos
Divulgação

Objetivo está em facilitar o acesso de pessoas de todas as classes a aparelhos auditivos

No Brasil, 87% das pessoas que apresentam algum grau de deficiência auditiva não fazem uso de qualquer aparelho para permitir ou potencializar a sua percepção de sons. A parcela da população incluída por esse percentual, contabilizado pelo estudo do Instituto Locomotiva, justifica que o não uso do aparelho auditivo é motivado por dois principais fatores: o preço do aparelho, assim como dos serviços pós-venda intrínsecos a ele, e a difícil adaptação ao dispositivo. 

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Esses dois fatores encontram base no fato de que o mercado nacional de aparelhos auditivos atua com uma lógica de venda na qual aparelhos mais baratos – ou até mesmo gratuitos como os oferecidos pelo SUS – não contam com o serviço posterior de audiometria, personalização acurada e garantia, o que dificulta a adaptação daqueles que pagam mais barato.

Isso porque os resultados desta adaptação são padronizados, tendo em vista que cada perda auditiva possui caráter individual, assim como as impressões digitais. Já quando contam com o serviço de audiometria e ajuste personalizado, o ticket médio base encontrado no mercado de aparelhos auditivos é de R$ 4.700  e, em geral, cada usuário precisa de duas unidades do modelo usado, além de serviços como assistência durante o período de uso. A precificação inviabiliza que mais de 70% dos brasileiros adquiram esses produtos, já que seu salário não chega à metade desse valor.

luciene machado
Divulgação

Luciene Machado

Atentas a este cenário e com mais de dez anos de experiência neste setor de saúde, duas empresárias belo-horizontinas, Danielle Guieiro e Luciene Machado, se uniram para formar a startup Audição de TODOS, cujo objetivo está em facilitar o acesso de pessoas de todas as classes a aparelhos auditivos, através de preços até 50% menores do que o resto do mercado e a gratuidade nos serviços de audiometria, personalização e com garantia. 

Danielle e Luciene atuam no cenário brasileiro como destaques pela iniciativa da Audição de TODOS. Juntas, elas fazem parte do grupo de 30 milhões de empresárias brasileiras que empreendem e fazem com que o país ocupe o 7º lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Para oferecer tratamento e condições a um público variado, além dos preços baixos, a rede Audição de TODOS oferecerá a facilitação de pagamento parcelado, e uma ampla presença em todo o território nacional, a começar pelas unidades previstas no Sudeste, no Sul e no Nordeste até o final do primeiro semestre de 2023. 

Segundo as empresárias, entre as missões da empresa está promover a popularização dos itens de audição, tanto em questão de preços como culturalmente, ampliando as informações sobre a simplicidade no uso – já que os aparelhos são praticamente imperceptíveis atualmente – e ajudando a afastar os estigmas associados à utilização desses itens. 

“O uso de óculos para melhorar a visão dos indivíduos é muito comum no Brasil. Por que com o aparelho de audição tem que ser diferente, se ele também cumpre o papel de otimizar um sentido? Nossa intenção é atuar diretamente na popularização do aparelho auditivo atacando todos os pontos que, de certo modo, inviabilizam que ela ocorra no Brasil”, destaca Luciene Machado, fonoaudióloga e sócia da Audição de TODOS.

danielle guieiro
Divulgação

Danielle Guieiro

Sobre o processo de criação e a missão da Audição de TODOS, a CEO da Startup, Daniele Guieiro complementa: “Desde a minha adolescência, eu convivo com a preocupação da minha família com a perda de audição da minha avó. Eu lembro dela dizendo que se sentia ‘fora do mundo’ antes de conseguir comprar o seu primeiro aparelho auditivo e sempre me pegava pensando ‘quantas outras avós e até mesmo suas netas não estão se sentindo fora do mundo pelo mesmo motivo?’ Foi aí que teve início o processo de criação da Audição de TODOS e a busca por oferecer acessibilidade não só na questão de deficiência, mas também na questão econômica”.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

A Audição de TODOS baseia sua atuação no mercado brasileiro a partir do oferecimento de produtos que unem a confiabilidade e a inovação da tecnologia alemã a uma estética delicada e atrativa – a qual torna os aparelhos auditivos praticamente imperceptíveis – além de garantir suporte aos seus clientes, com consultas gratuitas tanto no pré quanto no pós venda. Com este modelo de negócios como base, as idealizadoras da Audição de TODOS pretendem chegar à marca de 300 franquias em funcionamento na rede, podendo oferecer seus produtos e serviços a cada vez mais brasileiros.

Fonte: IG Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *