Nesta quinta-feira (1º/8), os Estados Unidos anunciaram oficialmente o reconhecimento da vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições venezuelanas, derrotando o atual presidente Nicolás Maduro .
Em comunicado, o secretário de Estado, Anthony Blinken, destacou falhas significativas no processo eleitoral conduzido pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE), que é controlado pelo governo Maduro.
Blinken declarou que “o processamento desses votos e o anúncio dos resultados pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE) controlado por Maduro foram profundamente falhos, produzindo um resultado anunciado que não representa a vontade do povo venezuelano”.
O secretário de Estado também felicitou Edmundo González Urrutia por sua campanha, afirmando que “agora é o momento para os partidos venezuelanos começarem as discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”.
Além disso, o comunicado americano reforçou críticas à falta de transparência na divulgação dos dados eleitorais, apontando que mais de 80% das folhas de contagem recebidas diretamente das seções eleitorais pela oposição indicaram uma vitória incontestável de Urrutia.
The post Estados Unidos reconhecem vitória de opositor de Maduro na Venezuela first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional