EUA propõem controle internacional sobre Gaza após guerra

Mundo

Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos
Reprodução

Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos

Os Estados Unidos sugeriram uma coalizão de países do Oriente Médio ou entidades internacionais para administrar a Faixa de Gaza em caso de derrota do Hamas para Israel . O governo interino ficaria em vigor até que uma Autoridade Palestina voltasse a ser reestabelecida na região.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o que faria “mais sentido” seria uma Autoridade Palestina “revitalizada e eficaz” assumisse o governo. Para o secretário, seria necessário avaliar a exequibilidade de “chagar a esse ponto de uma só vez”.

“Se não for possível, então existem outras soluções temporárias que podem envolver diversos países da região […] Isso pode incluir agências internacionais que ajudariam a fornecer tanto segurança quanto governança”, disse Blinken na terça-feira (31).

O secretário afirmou ainda que Israel descarta ter o controle ou governar Gaza em caso de vitória no conflito contra o grupo extremista. Atualmente, a Faixa de aza é controlada pelo Hamas há nove anos.

Em menos de um mês do conflito entre Israel e Hamas, iniciado em 7 de outubro , o número de mortos passa dos 10 mil nesta quarta-feira (1º ). O Ministério da Saúde palestino contabiliza 8.796 mil mortos. Além disso, a pasta registra mais de 22 mil feridos. Entre os israelenses, são 1,4 mil mortos e 5,4 mil feridos.

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *