Federação Palestina propõe ao Brasil intercâmbio para impulsionar futebol entre adolescentes

Esporte

Husam Alhussein, diretor do Departamento de Futebol da Autoridade Palestina, participou na manhã desta sexta-feira, 11/4, de uma reunião no Ministério do Esporte para manifestar o interesse do seu país em estabelecer um acordo de cooperação, que permita a troca de experiências e contribua para o avanço do futebol na Palestina.

A ideia defendida por Alhussein é que meninos e meninas, adolescentes palestinos, apaixonados por futebol, possam vir ao Brasil para uma temporada de treinos junto a clubes profissionais brasileiros, onde posam reforçar as noções técnicas e táticas do futebol.

Presentes à reunião, a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, Michael Jackson, e a Coordenadora-Geral do Futebol Feminino, Tarciana Barreto, disseram que a proposta tem tudo para se tornar real. Tarciana lembrou que uma experiência desse modelo de intercâmbio já foi testada com um grupo de meninos e meninas colombianos. Em 2024, eles estiveram no Rio de Janeiro e foram recebidos para um período de treinamento na estrutura do Flamengo.

Michael Jackson, por sua vez, disse ao representante palestino que o Brasil se orgulha em poder contribuir com a experiência no futebol e que o Ministério do Esporte estará pronto para colaborar com o projeto.

Husam Alhussein informou que uma delegação palestina vem à América do Sul em maio e vai participar de um evento esportivo no Chile. E que, nesse período, pretende vir ao Brasil para tratar dos detalhes de formalização da proposta de Intercâmbio.  

O encontro foi conduzido pelo secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, que considerou importante esse primeiro passo, para efetivar o acordo de intercâmbio entre Brasil e Palestina.

“Acho importante o Brasil poder compartilhar sua experiência no universo do esporte. Além do que, uma iniciativa dessa natureza reforça o protagonismo brasileiro na construção das boas relações com outros países”, concluiu o secretário.  

Assessoria de Comunicação – MEsp

Fonte: Ministério do Esporte