O cantor Wesley Safadão passou a virada do ano novo junto com a família na praia de Iracema, em Fortaleza. Na publicação que fez nas redes sociais, sua filha, Ysis, que está ao lado da esposa, Thayane Dantas e o filho, Dom, foi criticada pela web pelo fato de estar usando uma maquiagem pesada.
“Coitada da menina que tá com 1kg de maquiagem no rosto”, disse uma. “Desnecessário para uma criança”, comentou outro. Mas, afinal: Maquiagem em crinaças pode ou não pode? Para isso, o maquaidot Emerson Damas dismitifica este fato.
“O uso em excesso pode apresentar diversos riscos não só à saúde, mas também ao bem-estar das crianças”. São eles:
Irritação e Alergias
“A pele das crianças é mais sensível do que a dos adultos, e o uso excessivo de produtos cosméticos aumenta o risco de irritação e alergias cutâneas. Ingredientes presentes em alguns produtos de maquiagem podem causar reações adversas, resultando em vermelhidão, coceira e desconforto”, alerta.
Desenvolvimento da Pele
“O uso precoce e constante de maquiagem pode interferir no desenvolvimento natural da pele da criança. A pele em crescimento pode ser mais suscetível a danos, e oclusão excessiva dos poros pela maquiagem pode levar a problemas como acne e outros distúrbios cutâneos “, diz.
Pressão Estética Precoce
“Introduzir maquiagem em idade muito jovem pode contribuir para a pressão estética precoce, influenciando a percepção da criança sobre sua própria aparência e valor. Isso pode afetar negativamente a autoestima e criar expectativas irrealistas sobre a beleza”, aconselha.
Educação sobre Autenticidade
“O uso excessivo de maquiagem pode enviar uma mensagem equivocada às crianças sobre a importância da autenticidade e da aceitação de sua aparência natural. É fundamental promover a ideia de que a beleza não está estritamente ligada ao uso de maquiagem, incentivando a autoexpressão saudável”, finaliza.
Fonte: Mulher