Governo da Bahia investe 100 milhões nos festejos da cultura junina no estado

Cultura

A festa promovida pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), investiu na contratação de serviços e artistas, para a capital e mais de 280 municípios baianos gerando empre e renda

Foto: Feijão Almeida

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Com uma programação diversa em ritmos juninos e para todas as idades, o São João 2023, na Bahia, chegou ao fim neste domingo (25). A festa promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), investiu mais de R$ 100 milhões na contratação de serviços e artistas, para a capital e mais de 280 municípios baianos. 

Para o governador Jerônimo Rodrigues, festas como essa, além de fortalecer a cultura do povo nordestino, contribuem significativamente com a economia e o turismo da região. “Fizemos três movimentos em relação ao São João este ano: apresentamos a festa em quatro capitais (RJ, BH, SP e BSB), de onde vêm mais turistas; fomentamos a cultura do forró, com o apoio aos municípios para os festejos; e aquecemos a economia, gerando emprego e renda no período”, frisou. Ele ainda salientou o investimento em segurança pública e saúde.

Jerônimo explicou que está fazendo um tur pelas cidades com festas juninas para visibilizar toda a cultura produzida pelo povo baiano no período. “A minha presença nos municípios com atividades juninas é para reafirmar o nosso apoio, enquanto Governo do Estado, aos valores e tradição cultural do São João e do São Pedro na Bahia”. Ele também reafirmou a importância dos festejos na economia do estado, “A festa trouxe mais de 1,5 milhão de turistas e gerou cerca de R$ 1,5 bilhão, dinheiro que está circulando na nossa economia”, pontuou.

Pelorinho em Salvador

So no Pelourinho em Salvador, o último dia da festa contou com a apresentação de 58 atrações musicais, distribuídas nos seis palcos, além de outras itinerantes que circulam pelas ruas, levando a tradição do arraiá do nordeste para baianos e turistas. “A festa junina é uma tradição na Bahia, e o Pelourinho, já recebe os turistas que vêm visitar nosso cartão postal, que é o Centro Histórico. Aqui, ele encontra prédios maravilhosos, museus, igrejas e unido a isso ele vê essa festa maravilhosa, com barracas com comidas típicas, uma musicalidade tradicional que é o São João”, explica a coordenadora dos postos do Serviço de Atendimento ao Turista, Tatiana Harfush.

Foto: Fernando Vivas/GOBVA

A festa também é para as crianças, que tiveram uma programação especial na Praça das Artes. As atividades recreativas deste quarto dia de São João no Pelô contaram com a participação de Raí Santana e Tio Paulinho, garantindo a animação do público infantil.

O contador Iran Azevedo aproveitou para, junto com a esposa, garantir a diversão dos filhos Ícaro e Valentina, de 9 e 5 anos, respectivamente. “Para quem tem filho, não adianta estar lá na praça principal. É cheio, com consumo de bebida alcoólica, e fica um pouco mais difícil. Aqui temos segurança e conforto para as crianças”, destacou. O pequeno Ícaro, gostou da experiência. “Eu gosto de vir aqui. Brinco com a minha irmã e danço forró”, conta.

“O São João é parte da nossa cultura e poder mostrar para a criança desde pequenininha que ela pode dançar forró é uma satisfação”, conta o animador Tio Paulinho, que comandou brincadeiras, puxou quadrilha, cantou e dançou com as crianças, nos quatro dias de festa no Pelô. 

A tranquilidade que permite a diversão de adultos e crianças é garantida por uma operação especial de segurança para o período festivo, com um efetivo de cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP). São 18 mil policiais militares atuando nos três circuitos de Salvador e no interior, com o suporte tecnológico de mais de 700 câmeras de videomonitoramento, das quais, 153 com inteligência para análise de pontos faciais.

Foto: Fernando Vivas/GOBVA
Foto: Fernando Vivas/GOBVA

A turista o Rio Grande do Sul, Náudia Bosa, visita Salvador pela primeira vez e está encantada com a festa junina de Salvador. “É uma festa linda, colorida. Os baianos são muito receptivos. Estamos nos sentindo bastante seguras, com o pessoal nos dando informações, tudo bem legal”, disse a gaúcha, que na companhia da irmã, buscava uma apresentação de quadrilha junina.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) também atuou durante os festejos juninos, com uma ação educativa da SPM para o combate da violência contra a mulher. A campanha “Oxe, Me Respeite!” contou com a distribuição de materiais informativos para fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência.

Com informações do Governo da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *