Aprimoramentos e avanços para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram assuntos debatidos pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em reunião no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta terça-feira, 22, em Brasília.
“O sistema de Cadastro Ambiental Rural no Acre funciona. O que estamos buscando aqui são melhorias para avançar e facilitar mais a vida dos nossos produtores rurais”, explicou a secretária adjunta da Sema, Renata Souza, que participou do encontro solicitado via Consórcio da Amazônia Legal e que contou com a participação de representantes dos estados da região.

Entre as melhorias tratadas nesta terça-feira estiveram questões como a integração dos sistemas de cadastro federal e estaduais e cartografia dos locais referentes à autodeclaração do CAR feita pelos proprietários dos imóveis rurais. Agora, os estados farão levantamentos e entregarão ao MGI um documento com os desafios e propostas de melhorias.
“O governo do Acre está empenhado, através da Sema, em discutir, solucionar e trazer cada vez mais soluções fáceis para os nossos produtores”, reforçou Renata. Conforme disse, a reunião de terça-feira dá continuidade aos debates técnicos que ocorrem sobre aprimoramentos do CAR e iniciativas com este objetivo, como a capacitação dos coordenadores do referido cadastro no país, incluindo o Acre.

A secretária adjunta da Sema reforçou os trabalhos realizados para facilitar o Cadastro Ambiental Rural no estado. Além do acesso direto ao sistema de cadastramento, explicou, a Sema realiza mutirões nos municípios com este objetivo. “No ano passado fizemos oito mutirões nos municípios e já estamos com o cronograma pronto para mais mutirões este ano”, afirmou.
Entre os integrantes do Ministério da Gestão e Inovação que participaram da reunião estavam o secretário extraordinário para a transformação do estado, Francisco Gaetani, e o coordenador de Cadastro ambiental Rural, Henrique Dolabella. Os dois destacaram a importância do trabalho conjunto entre governo federal e estados para os avanços na área.
Do Consórcio Amazônia Legal participou a assessora Victória Victor da Silva.
Fonte: Governo AC