No primeiro jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Grêmio recebeu Cruzeiro na noite desta quarta-feira, 17, Arena. A partida terminou empatada em 1 a 1. Os adversários abriram o marcador no primeiro tempo com Bruno Rodrigues. O artilheiro gremista, Luiz Suárez, marcou o gol de empate na etapa complementar.
O segundo duelo, que decidirá quem avança para as quartas de final da competição, será disputado no dia 31 de maio, no Mineirão. Uma vitória simples, coloca o Tricolor na próxima fase.
A novidade da noite foi na lateral-direita. O técnico Renato Portaluppi voltou a contar com Fabio, que apareceu entre os titulares. Nos primeiros minutos, o Grêmio tocava a bola com tranquilidade, com o objetivo de encontrar uma brecha no ataque. O primeiro ataque perigoso foi a favor do Tricolor, aos quatro. Após bate e rebate na área, Kannemann cabeceou para Bruno Alves, que finalizou, buscando o canto do gol, mas Rafael ficou com a bola.
Dois minutos depois, o Cruzeiro tentou dar a resposta com Wallisson, de fora da área, mas o atleta colocou a bola direto para fora. Com oito jogados, em uma chance parecida, Bruno Rodrigues acertou o canto superior do gol, sem chances para Gabriel Grando, e abriu o placar.
Encontrando dificuldades na marcação, o Grêmio teve uma baixa importante aos 13’. Pepê, com dores, saiu para entrada de Felipe Carballo. O ponteiro passava dos 14’, quando o Tricolor perdeu uma grande oportunidade. Reinaldo cruzou na área, Suárez desviou e encontrou Bitello, dentro da pequena área. O camisa 39 chutou forte, mas Rafael defendeu com os pés.
A partir daí, o Tricolor passou a pressionar. Aos 17’, Villasanti levantou para Suárez que, de dentro da área, ajeitou a bola e deu uma bicicleta perfeita, mas a finalização foi na trave.
O Cruzeiro passou a jogar no contra-ataque, mas não dava trabalho para Gabriel Grando. Aos 26’, o arqueiro precisou pegar um chute de Gilberto. Sem dificuldades, o goleiro encaixou firme.
O ponteiro chegava aos 30’ e a equipe de Renato Portaluppi trocava muitos passes no meio-campo, mas seguia encontrando dificuldades na marcação adversária.
Aos 34’, Suárez, pela esquerda, cruzou na cabeça de Vina, que buscou o gol, mas a defesa afastou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para o camisa 9, pela direita. O atacante chutou cruzado e a finalização passou perto da trave.
No final da primeira etapa, Kannemann salvou o Grêmio. Bruno Rodrigues ficou com a bola, no erro de Grando e o zagueiro Tricolor conseguiu tirar a bola.
A equipe gremista voltou para a segunda etapa sem modificações. A característica da partida foi o que mudou. O ponteiro passava dos 10’ e nenhuma finalização perigosa aconteceu. O jogo era truncado.
Precisando do resultado, o Tricolor teve a primeira troca do segundo tempo aos 12’. Zinho entrou na vaga de Vina. Aos 19’, o Grêmio buscou o gol. Suárez entrou na área e cruzou pela esquerda, mas a bola ficou nas mãos do goleiro.
O ponteiro passava dos 28’, quando Galdino e Nathan entraram nos lugares de Cristaldo e Fabio. Logo depois, aos 30’, a bola sobrou para Suárez, que arriscou o chute de primeira, mas a tentativa bateu na defesa.
Toda a insistência do artilheiro gremista surtiu efeito aos 35’. Suárez recebeu de Bitello, na entrada da grande área. O camisa 9 encheu o pé e acertou o canto superior, sem chances para o goleiro, e empatou a partida. Um minuto depois, em um lance parecido, “El Pistolero”, finalizou rasteiro, mas a tentativa foi para fora.
Após o gol, o Grêmio seguiu buscando a vitória. Com 42’ jogados, Villasanti recebeu e avançou para a área. O volante bateu colocado, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, Bruno Alves mandou uma bomba, após receber de Suárez. O goleiro Rafael espalmou.
Só dava Grêmio. Com 49’, Nathan bateu colocado, de longe, fazendo Rafael tirar a bola com os olhos. Foi a última oportunidade.
Final de jogo: Grêmio 1×1 Cruzeiro.
Fonte: Esportes