Hamas emitiu neste sábado, 3, uma nota para informar que começou o processo de escolha de novo chefe. A decisão vem após o assassinato de Ismail Hanieyh , chefe do grupo, durante ataque ao Irã na última semana.
Reuters e Al Jazeera, agências de notícia, explicaram que o grupo extremista começou um trabalhoso processo de consulta para a escolha.
Shura, principal órgão de conselho do Hamas, se reunirá para definir quem dentro os diversos funcionários de alto cargo poderá entrar no lugar de Haniyeh.
Normalmente, o vice-líder assumiria a posição. Porém, Saleh al-Arouri morreu em janeiro deste ano durante um ataque de Israel a Beirute.
Como líder do Hamas morreu?
Ismail Haniyeh era líder político do Hamas. Tinha 62 anos e morreu na quarta, 31, durante uma viagem ao Teerã. Embora Israel não tenha assumido, Irã deduziu que o ataque vem deles.
O homem morreu em um ataque “de projétil de curto alcance” lançado na casa dele, como contou o exército da República Islâmica, Guarda Revolucionária.
Irã vs Israel
O assassinato do líder do Hamas representa, como o Irã colocou, “uma escalada grave” na disputa do Oriente Médio.
Enquanto o Irã prometeu vingança de Israel, a nação judia disse estar preparada para todas as possibilidades.
Masoud Pezeshkian , presidente do Irã, disse ao UOL que “Israel se arrependerá pelo assassinato covarde.”
Em frente a esse processo, o cessar-fogo que era negociado na faixa de Gaza perde probabilidade de acontecer.
Enquanto isso, os Estados Unidos reforça sua Força Armada para proteger Israel de possível ataque desproporcional do Irã.
Fonte: Internacional