Segundo plataforma Mkt4Edu, tecnologia antecipa tendência e ajuda a reduzir índices de evasão nas instituições de ensino
O uso da Inteligência Artificial (IA) não só é realidade no cenário educacional como é fundamental para uma estratégia eficaz de retenção de alunos e uma boa experiência do cliente. Essa é a avaliação da plataforma MkT4Edu, especializada em educação. A matéria publicada no site da empresa explica o porquê da afirmação e mostra opções de combate à evasão de alunos.
De acordo com a plataforma, a IA pode ajudar na retenção ao permitir que processos antes feitos por humanos sejam realizados por máquinas, otimizando o seu tempo e automatizando o fluxo. “De forma mais prática, a máquina vai executar tarefas e, de acordo com os dados recebidos, pode aperfeiçoar suas táticas”, cita o material da Mkt4Edu, no artigo assinado por Renan Andrade.
IA antecipa tendências de comportamento
Para ele, a IA pode antecipar cenários e possibilitar a construção de uma estratégia mais assertiva. O processo envolve análises preditivas dos dados dos alunos que já estão matriculados, tornando possível a identificação dos estudantes que estão mais dispersos com os conteúdos da instituição. “Dessa forma, você se antecipa e pode elaborar conteúdos estratégicos que voltem a atrair e alcançar esses alunos”, avalia Andrade.
Outro recurso da IA é a possibilidade de identificação de padrões de comportamento do aluno e a análise das suas ações. Nesse ponto, com a antecipação do cenário, as instituições de ensino conseguem identificar a tempo tal situação e podem construir uma nova estratégia que evite a evasão desse estudante.
A IA também permite a criação de um relacionamento mais eficiente com os alunos, por meio da personalização do contato.
Fonte: Embratel