Em operação contra o garimpo ilegal na Amazônia nesta semana, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram equipamentos de internet Starlink sendo utilizados pelos criminosos, de acordo com a agência Associated Press (AP).
Segundo um oficial ouvido pela AP, um ponto de internet via satélite da Starlink foi encontrado em funcionamento próximo a um poço de garimpo ilegal. Lançada no Brasil no ano passado , a rede de internet da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, é utilizada por garimpeiros para coordenador logística, receber avisos de batidas policiais e realizar pagamentos.
A chegada da Starlink à Amazônia, exaltada por Musk em visita ao Brasil no ano passado, melhorou a qualidade da internet via satélite na região, o que também permitiu que garimpeiros usufruíssem do serviço, podendo executar diversas tarefas sem precisar voltar à cidade.
De acordo com a AP, o Ibama apreendeu sete terminais de internet Starlink em terras Yanomami nas últimas cinco semanas.
Além de melhorarem a qualidade do sinal, os terminais da Starlink podem ser instalados pelos próprios usuários, o que também facilita o acesso em áreas remotas. Segundo a agência, os garimpeiros se aproveitam do fato de que o equipamento pode ser carregado quando os locais de mineração são mudados ou encontrados pela polícia.
Em entrevista à AP, Hugo Loss, coordenador de operações do Ibama, disse que “essa tecnologia é extremamente rápida e realmente melhora a capacidade de gerenciar uma mina ilegal”. “Você pode gerenciar centenas de locais de mineração sem nunca pisar em um”, completou.
Agora, o Ibama estuda, em parceria com órgãos federais, bloquear o sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal.
Fonte: IG TECNOLOGIA