O governo de Israel teria decidido responder ao ataque iraniano , mas a extensão da reação ainda não foi decidida, informou um funcionário de alto escalão da administração do premiê Benjamin Netanyahu à CNN neste domingo (14).
A mesma fonte acrescentou que Israel ainda não decidiu se desencadeará uma reação muito violenta ou se fará algo mais comedido. As diferentes opções deverão ser discutidas em detalhe durante a reunião do gabinete de guerra convocada para esta tarde.
O ataque
O Irã cumpriu a promessa de atacar Israel e iniciou o combate com drones , segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF). Segundo agências de notícias, os drones foram vistos cruzando o céu do Iraque. Estima-se que pelo menos 200 drones foram disparados, e devem demorar minutos e horas para chegar em território israelense.
O ataque do Irã é em retaliação ao bombardeio israelense à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, no dia 1º de abril, quando oito pessoas foram mortas, inclusive três integrantes da Guarda Revolucionária do Irã.
No dia 13 de abril, o Irã apreendeu um navio português ligado a Israel . Horas depois, realizou o ataque com drones contra a país israelense.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Fonte: Internacional