O mercado de piercings, que registrou um crescimento de 35% nos últimos quatro anos em todo o país e teve um pontapé inicial direcionado a adolescentes irreverentes, quase marginalizado pela sociedade, passa por uma transformação intensa, sendo ressignificado pela marca Just Paulinha.
Piercer há 21 anos, a empreendedora Paula Barbosa, conhecida como Just Paulinha , modernizou o mercado de piercings com uma pegada de moda, se especializando em mulheres, em sua maioria, mas com um certo público masculino também, que buscam por um visual descolado, porém elegante, com joias minimalistas e sofisticadas, apresentando uma nova percepção da especialidade ao público, no lugar do antigo conceito “hard rock”.
CEO da Piercing Joia, a primeira joalheria de piercings do país, Paula também é pioneira em visagismo de orelhas e na técnica de piercings australianos, com mais de 12 mil orelhas perfuradas e 1400 alunas formadas.
No que antes era aleatório, com produtos populares como as “rebeldes” argolas, alargadores e spikes, a empresária viu como oportunidade de negócio e necessidade de mercado, harmonizar joias e perfurações de forma minimalista e delicada, respeitando a anatomia individual de cada cliente.
“A maior dificuldade dentro do meu nicho era encontrar joias e estilos refinados com resultado mais harmonioso. Criei o Visagismo de Orelhas, que é um protocolo que consiste em harmonizar joias e perfurações, respeitando a anatomia individual de cada pessoa, primando pela cicatrização e bem-estar da cliente e, principalmente, dando um toque feminino e moderno. Já a inovação com os Piercings Australianos seguiu o mesmo propósito, ser um conceito moderno de perfurações combinadas a joias minimalistas, em simetria perfeita e com design icônico, que requer o uso dos menores piercings disponíveis no mercado, sendo peças sofisticadas e delicadas. Feitos para atender a um público que antes não tinha espaço dentro do body piercing”, divide Paulinha.
O piercing australiano é conhecido pela sequência minimalista de três furos com pontos de luz pequenos na região central externa na orelha conhecido como baixo Helix, a partir daí a profissional avalia cada caso para sugestão de aplicações personalizadas.
A expansão de sua loja Piercing Joia localizada em Alphaville foi natural, considerando que revolucionou o mercado, algo nunca visto antes dentro do segmento. “Não se trata mais de fazer piercings bonitos ou de ter sucesso nos negócios, mas de realmente levar a nossa mensagem e mostrar que o piercing abraça todos os estilos, todos os públicos e pode sim ser algo delicado e sofisticado”, completa.
O conceito de Just Paulinha conquista personalidades como Pablo Vittar, Grazi Massafera, Tais Araujo, Amanda Djehdian, Caio Castro, Fabiola Gadelha, cantora Ana Clara, Diana Villas Boas, entre outros que se identificam com a mensagem da marca e a harmonização nas orelhas.
Para este ano, também se empenha em projetos educacionais, transbordar em conhecimento e toda a transformação que causa nas alunas com técnicas e ferramentas que profissionalizam a comunidade de Body Piercers de Luxo através de sua Escola de Piercings com mentorias e cursos que já capacitaram mais de 1400 mulheres, abrindo caminhos promissores para profissionais do meio que desejam expandir.
Para 2024, a marca Just Paulinha tem a expectativa de faturamento de R$ 7 milhões, incluindo a loja de joias, o serviço de visagismo de piercing e da Escola de Piercings, em que os métodos e técnicas Just Paulinha já estão disseminados em todo o Brasil, e planeja nos próximos anos, em introduzir a Piercing Joia em terras internacionais.
A trajetória de Just Paulinha
Paulinha teve o seu primeiro grande marco no empreendedorismo quando vendeu 500 porta-joias de gesso na sua escola aos 10 anos, idade em que também tomava conta da papelaria de sua mãe.
Trabalhou como CLT apenas 3 anos da vida como vendedora de alarmes e câmeras na Santa Efigênia em São Paulo. Todos os dias almoçava na Galeria do Rock, quando teve o primeiro contato com o mundo do piercing, onde fitava os estúdios de perfuração e ingressou no primeiro curso de body piercing. Após isso, começou a perfurar em casa, época em que as orelhas não eram tão procuradas.
A demanda para fazer perfuração cresceu bastante e, em 2003, Paulinha abriu o primeiro estúdio, o Style 13 Piercings, na região da 25 de março, em São Paulo, onde tudo começou. Porém, com os desafios do negócio em uma região onde não havia busca por esse tipo de serviço e visto que estava à beira da falência, ela decidiu transformar o Style 13 em Estilo Chic no ano de 2005, onde se tornou designer de acessórios, trabalhando com brincos, colares, pulseiras e anéis. A Estilo Chic prosperou e em 2007 nasceu a primeira filial na feira da madrugada, no Brás. Diante desse sucesso, a Paulinha saiu por um tempo do mundo do body piercing.
Em 2011 encerrou os aluguéis caros das lojas físicas e abriu a primeira loja online, com escritório locado em uma sala comercial em Alphaville/SP. Um dia durante uma aula de crossfit, uma das alunas pediu por um “projeto” para suas orelhas com joias em ouro: foi a primeira vez que a Paula fez um projeto personalizado. O resultado chamou a atenção após um post que ela fez em seu Instagram pessoal, e a técnica viralizou em Alphaville/SP. A demanda de agendamento começou e assim nasceu a Just Paulinha com a criação de Visagismo de Orelhas em 2016 e, em 2020, trouxe a técnica dos Piercings Australianos e sua carreira deu um salto gigantesco, fundando a Piercing Joia.
Fonte: Mulher