Jojo Todynho: como ter sucesso com uma cirurgia bariátrica

Entretenimento

O antes e depois de Jojo Todynho já perdeu mais de 50 quilos após a bariátrica
Reprodução/Instagram

O antes e depois de Jojo Todynho já perdeu mais de 50 quilos após a bariátrica

Jojo Todynho vem compartilhando com seus seguidores a mudança corporal realizada desde que fez uma cirurgia bariátrica, em agosto de 2023. A cantora e vencedora de A Fazenda, que já perdeu mais de 50 quilos, também passou a dividir com os fãs sua rotina de exercícios físcos. Mas será que todo mundo consegue chegar a resultados tão positivos com o procedimento? Em entrevista ao iG Delas , o Cirurgião Geral e Bariátrico André Augusto Pinto esclarece as principais dúvidas sobre a cirurgia bariátrica.

iG Delas: Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia bariátrica?

André Augusto Pinto: As indicações de bariátrica hoje são pessoas com IMC (índice de massa corpórea, que é uma relação de peso com altura) maior do que 35 com problemas de saúde, como hipertensão, artrose, diabetes, etc ou pessoas que tenham o IMC maior do que 40.

A cirurgia é arriscada? Quais os problemas que podem ocorrer numa bariátrica?

Como em toda cirurgia, há riscos. Podem haver fístulas e deiscências (que são aberturas dos pontos internos no estômago ou intestino), podem ocorrer sangramentos, hematomas, necessidades de reabirdagens cirúrgicas e até mesmo a morte. Mas isso são problemas inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. A cirurgia bariátrica é bastante segura.

Como é o pós-operatório?

No pós-operatório é bastante importante o paciente manter a disciplina com relação às medicações, caminhar bastante e manter as orientações dietéticas. O paciente consegue voltar a suas rotinas habituais em um curto espaço de tempo.

Por que há casos de pacientes que, depois da bariátrica, passam a ter vícios em álcool, jogos e compras, por exemplo?

Existe uma relação muito grande entre a obesidade e a ansiedade, em que o paciente acaba descontando em comida. Caso não haja um tratamento adequado da questão ansiosa, o paciente pode mudar o foco dos gatilhos da ansiedade, ao invés de ser a alimentação, outros vícios, como compras, álcool, às vezes drogas, etc). Desse modo é importante dizer que o tratamento cirúrgico da obesidade não trata, necessariamente, a ansiedade, devendo esses pacientes manterem um tratamento de manutenção com psicólogos ou psiquiatras por longos períodos de tempo.

Quanto peso as pessoas costumam perder?

O peso perdido varia de pessoa para pessoa e da técnica empregada, sendo variável de 20% até 70% do peso do paciente antes da cirurgia.

Qual o segredo do sucesso de quem consegue bons resultados com a bariátrica, como a Jojo Todyho?

A manutenção do peso deve ser feita de maneira multidisciplinar e é para o resto da vida. Exames periódicos após a cirurgia, controle nutricional e psicológico para que fatores como a ansiedade e o erro alimentar não voltem a ocorrer. Não tem segredo, é o acompanhamento adequado e a manutenção dos hábitos saudáveis com a eterna disciplina.

Há pessoas que voltam a engordar após a bariátrica. Por que isso acontece?

Sim, há pessoas que voltam a ganhar peso após alguns anos da cirurgia bariátrica e isso pode ter muitas causas. A pessoa pode ter realizado uma técnica cirúrgica não tão eficiente, como se fazia no passado, mas a principal causa de ganho de peso após a cirurgia bariátrica é a volta de hábitos pouco saudáveis por parte do paciente, pela perda da disciplina com a alimentação e atividade física, que devem ser mantidas para o resto da vida.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *