Se você é uma usuária frequente de rede sociais provavelmente está por dentro do viral que tomou conta da internet; a jovem brasileira que se submeteu a uma cirurgia para mudar a cor dos seus olhos! Parece ficção, mas esse procedimento existe e nós vamos te ajudar a saber quais os riscos por trás dele.
Leia também: Procedimento de aumento peniano bizarro viraliza nos EUA e choca
A infame “ceratopigmentação” é um procedimento polêmico e controverso, afinal, levanta questionamentos sobre até onde os padrões de beleza levam as pessoas a se submeterem a riscos? Vamos te explicar como funciona a cirurgia para mudar a cor dos olhos com base na opinião de profissionais.
Como funciona a cirurgia para mudar a cor dos olhos
A “ceratopigmentação” é um procedimento irreversível e pode ser executado de uma grande variedade de maneiras! De acordo com o médico Germano Dalfito em entrevista ao Boa Forma, a cirurgia pode ser feita através de laser, criando um túnel na córnea e injetando o pigmento colorido para realizar a mudança da tonalidade dos olhos.
O procedimento não é permitido no Brasil para fins estéticos, e mesmo na Europa e nos Estados Unidos, a cirurgia ainda é considerada experimental. O especialista afirma: “Não tem registro na Anvisa que libere o procedimento por motivos estéticos. Na verdade, ele ainda está em níveis experimentais na Europa e nos Estados Unidos”.
A cirurgia para mudar a cor dos olhos é segura?
De acordo com a Dr. Luiza Paula Filho, não. A oftalmologista pontua: “A gente está vendo por aí esse procedimento sendo realizado em pessoas que desejam transformar a cor dos olhos, porém, isso é algo totalmente contraindicado, especialmente por causa das altas chances de infecção, perda de campo de visão ou até mesmo a cegueira”.
Segundo os especialistas, a forma mais segura de mudar a tonalidade dos olhos é através do uso de lentes de contato coloridas, e mesmo assim, são necessários cuidados e atenção aos detalhes .
Confira o vídeo preparado pela oftalmologista Claudia Del Claro ensinando como usar lentes de contato corretamente:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Harmonização facial: saiba o que é e quais os procedimentos mais comuns
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher