Leite pede desculpas a Gil por fala xenofóbica de vereador

Geral

Gilberto Gil e Eduardo Leite
Gregori Berto

Gilberto Gil e Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu desculpas ao cantor Gilberto Gil pelas falas racistas e xenofóbicas do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, sobre trabalhadores baianos.

Leite publicou o vídeo do encontro com o artista, que estava de passagem por Porto Alegre para uma apresentação, em que afirma ao cantor que a fala do vereador “não representa o povo gaúcho”.

“O Rio Grande do Sul teve um episódio triste na semana passada. Você, como representante da Bahia, vim aqui para pedir desculpas pela fala absurda. E falar: não representa o povo gaúcho. Pode ter certeza. Queria pedir desculpas”, afirma o governador.


Em um carrosel de fotos com Gil, Leite ainda enfatizou que todos os baianos são benquistos no Rio Grande do Sul.

“Recepcionei o mestre Gilberto Gil e sua querida Flora em sua passagem pelo RS. Gil, além de um ícone brasileiro, é um símbolo da Bahia, que tanto admiramos e queremos bem. Ele e todos os baianos e brasileiros serão sempre bem-vindos e benquistos no nosso estado.”


Relembre o caso

O discurso do vereador, proferido no plenário da Câmara do cidade, abordava as denúncias de trabalho em condição análoga à escravidão em vinícolas da região. Fantinel afirmou na ocasião que os baianos “vivem na praia, tocando tambor” e, por isso, “era normal que se fosse ter esse tipo de problema”, 

O parlamentar, que foi expulso de seu partido , Patriota, sugeriu ainda que as vinícolas contratassem trabalhadores argentinos, e não mais “aquela gente de cima”.




O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra Fantinel pedindo que ele pague indenização de, no mínimo, R$ 250 mil por danos morais coletivos pelas ofensas feitas contra os trabalhadores nordestinos.

Na ação, o MPF pede que o valor seja destinado a projetos e campanhas contra o trabalho escravo e a xenofobia, ou a iniciativas em Caxias do Sul que promovam a cultura baiana.

Ao todo, 207 trabalhadores de uma colheita de uva foram resgatados no último dia 22, em um alojamento em Bento Gonçalves (RS).



Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *