Já ouviu falar em frontoplastia ou lifting de sobrancelhas? Trata-se de uma cirurgia com o objetivo de realizar um reposicionamento do supercílio. Ellen Sodré, otorrinolaringologista especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica da Face e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, membro do Corpo Clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que, algumas vezes, os pacientes têm um posicionamento da sobrancelha mais baixo, dando um aspecto de cansaço, de tristeza, algumas vezes ele acha que tem excesso de pele na pálpebra superior, mas na verdade, em alguns casos, o que acontece é que a posição da sobrancelha está inadequada.
“Nas mulheres, a sobrancelha está ligeiramente acima do rebordo ósseo, que a gente tem, e dos homens, geralmente, um centímetro acima do rebordo ósseo, e nos homens, a sobrancelha está sobre esse rebordo ósseo. Quando a gente tem em mulheres esse posicionamento mais rebaixado, podemos fazer esse reposicionamento, dando mais jovialidade, passando uma sensação de descanso e tirando aquele aspecto ou aquela face de cansaço, de tristeza, que muitas vezes o paciente refere e ele não sabe associar isso à sobrancelha, e a gente olhando, consegue verificar que, na verdade, é o posicionamento da sobrancelha que está dando esse aspecto de cansaço e de tristeza”, explica a médica.
“Na frontoplastia nós realizamos incisões bilaterais. A incisão tem mais ou menos uns três centímetros de comprimento. Ela fica por dentro do couro cabeludo, dentro do cabelo. Então, ela não é visível no pós-operatório. Nós fazemos o acesso por essa região, descolando toda a musculatura da fronte, fazendo esse reposicionamento da musculatura. Conforme a gente quiser, subir mais a sobrancelha ou menos, a gente consegue controlar essa posição da sobrancelha da maneira que o paciente preferir, mais arqueada, menos arqueada, dependendo aí da intenção. E nós fazemos a fixação dessa musculatura com fios de estrutura e isso vai permitir um resultado de pós-operatório, de arqueamento e reposicionamento da sobrancelha mais prolongado”, detalha Ellen.
O efeito da frontoplastia é duradouro, mas não se pode dizer que ele é permanente, porque estamos envelhecendo a todo momento então, mesmo que a se faça a cirurgia hoje, não é possível estagnar esse envelhecimento da face, dessa região do terço superior.
“O efeito é prolongado, o paciente vai ter esse efeito aí por muito tempo, mas conforme ele for envelhecendo, aos poucos, vai tendo uma certa modificação, não como ele teria se não tivesse feito a cirurgia, isso é importante esclarecer, mas não vai ficar com aquela cirurgia totalmente estática, isso não acontece com nenhuma região que a gente faça uma cirurgia estética, o nosso corpo vai tendo um processo de envelhecimento, isso é natural, mas o resultado é duradouro na maioria dos pacientes”, garante a otorrinolaringologista.
Sobre a recuperação, Ellen diz que é um procedimento de pós-operatório relativamente tranquilo. O paciente pode apresentar um certo edema, inchaço, na região da testa, devido a esse processo de descolamento da musculatura. Eventualmente, alguns pacientes podem apresentar uma leve dor de cabeça, mas isso não é tão comum. Podem também apresentar um pouco de hematoma, então ficar um pouquinho roxo na região, principalmente próxima à região dos olhos, que a gente também faz um descolamento.
“Inclusive, a gente pode fazer um descolamento na região mais lateral da testa, descendo um pouquinho para o canto externo dos olhos, e até fazer uma tração do terço médio, fazendo um pequeno lifting do terço médio da face, quando a gente desce um pouco mais esse descolamento da fronte, para a região mais lateral dos olhos. Então, quando a indicação de fazer esse descolamento mais amplo, com esse descolamento mais lateral, eu vou descendo aqui para a região mais lateral dos olhos, para a gente poder fazer um lifting da região do terço médio, aqui da bochecha, então o paciente pode apresentar também uma certa equimose, que é aquele arrocheamento ali da região dos olhos”, explica a especialista.
Todos esses sintomas são bem controlados com a utilização de analgésicos simples e compressas de gelo.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher