O mercado de trabalho se modificou significativamente ao longo dos anos: termos como turnover, quiet quitting, cultura organizacional, entre outros, foram ganhando credibilidade à medida em que o lucro deixou de ser o maior indicador de sucesso de uma empresa, e questões como o reconhecimento da marca e a influência no mercado passaram a importar tanto quanto – se não, mais que – os resultados estritamente numéricos.
Nesse sentido, a visão de um negócio através dos olhos da pessoa consumidora – sendo esta positiva ou, por vezes, negativa, com esses olhares cada vez mais críticos – é um dos fatores que possibilitam (ou atrapalham) que a empresa construa uma base sólida, confiável e reforce o ideal de marca empregadora dos sonhos.
Recentemente, Sofia Esteves, Fundadora e CEO da Cia de Talentos e eu, especialista em employer branding, nos juntamos para construir um novo livro – Employer Branding – tendo em mente que, por ser uma área relativamente nova no Brasil, tínhamos a grande oportunidade de alinhar as lideranças de corporações para promoverem um trabalho sério e consistente em marca empregadora, e capacitar a própria equipe em prol deste objetivo, de modo que essas pessoas tenham acesso a caminhos e possibilidades para o futuro, dentro das empresas em que trabalham hoje.
Segundo o LinkedIn, 96% das pessoas que se candidatam à uma vaga, pesquisam a reputação do potencial contratante antes de tomar a decisão de mudança de emprego. Ainda, a pesquisa Carreira dos Sonhos, da Cia de Talentos, aponta que 47% dos jovens recorrem às redes sociais e possível site da organização antes de, efetivamente, trabalharem nesta. Tudo isso indica para uma direção: ainda que você não se importe com a reputação do seu próprio negócio, as pessoas colaboradas e, ainda, o mercado em geral, estão atentos ao conteúdo veiculado a ele.
Este livro é, portanto, a materialização de um projeto que foi construído com muito cuidado para que um número maior de pessoas entenda a importância da consistência do trabalho de gestão de marca empregadora e seus impactos para os negócios em que estão inseridos. Nossa ambição é pôr luz a um tema que entendemos ser relevante e sabemos que vai contribuir para que mais encontros felizes de profissionais com as suas organizações dos sonhos aconteçam. Tudo isso, é claro, de forma honesta, transparente e fidedigna.
Construindo uma carreira e uma missão
Eu, como mulher negra, de origem humilde, comecei a trabalhar jovem, e percebi, muito cedo, a importância do investimento na educação: me graduei em Pedagogia, com habilitação em orientação de carreiras; fiz pós-graduação em Administração, com ênfase em Marketing; MBA em gestão de recursos humanos e, por fim, MBA em gerenciamento de projetos.
Eu sabia que expandir meu conhecimento me faria ter acesso a trabalhos mais alinhados com o que eu sonhava e, assim, teria a chance de construir uma carreira com propósito e levando em consideração os meus valores. Ao longo da minha trajetória, atuei – direta e indiretamente – selecionando e desenvolvendo pessoas e, aos poucos, migrei para a área de marketing e comunicação.
Há 10 anos, desde o início da minha carreira na Cia de Talentos, venho contribuindo para que bons encontros entre pessoas e marcas empregadoras sejam possíveis: crio projetos e soluções para que o maior número de organizações contratantes se torne ainda mais relevante, junto às audiências estratégicas, e analisando o movimento em que as empresas realmente se preocupam em criar campanhas incríveis para atrair excelentes candidatos em processos seletivos: o match perfeito.
Assim, ao lado dos meus clientes, comecei a me incomodar positivamente com esse movimento de mercado, e compreendi que existe um universo muito maior para atuar no employer branding. Agora, depois de tanto tempo de aprendizado, esse lançamento vem de encontro a tantas pesquisas e aprendizados. No livro, elaboramos o tripé de ativação que sustenta o conceito do employer branding, o qual muitas empresas desconhecem (e, por isso, tantas não conseguem comunicar seus valores e diferenciais ao público, e fidelizar os talentos certos para a companhia).
Neste, os pilares que sustentam o tripé são: conhecimento – evidenciar a existência da empresa e as oportunidades que ela oferece; experiência – deixar nítido ao candidato os motivos pelos quais ele deve se interessar pela empresa e quais os ganhos ela pode oferecer à vida e carreira dele; por fim, decisão – viabilizar quais são as portas de entrada da empresa para que o candidato não tenha dúvidas sobre como chegar até você.
Trata-se de um guia prático, com diversas provocações e insights, cuja proposta é que todas as pessoas, independentemente do nível de expertise ou atuação na área, seja capaz de fazer uma gestão de marca empregadora consistente e com resultados tangíveis. O lançamento será na segunda-feira, dia 26 de junho, a partir das 19h00, na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi, São Paulo.
Fonte: Mulher