Mara Carvalho fala da carreira, seu restaurante e relação com Fagundes

Entretenimento

Mara Carvalho fala do sucesso de Baixa Terapia e relação com Fagundes
Divulgação/Flávio Audi

Mara Carvalho fala do sucesso de Baixa Terapia e relação com Fagundes

No ar como a professora Bia na reprise de “O Rei do Gado” (1997), da TV Globo, a atriz Mara Carvalho também é roteirista e empreendedora. Junto com o sócio espanhol Javier Martínez, ela é dona do restaurante “El Mercado Ibérico”, inaugurado em dezembro do ano passado no bairro Bela Vista, na zona sul de São Paulo.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Além da culinária espanhola e da cartela de vinhos exclusivos do país europeu, o empreendimento proporciona o melhor dos dois mundos. Atrás do restaurante, há um teatro com 60 lugares, e em breve os clientes poderão passar pelo que ela chama de um “intercâmbio cultural e gastronômico”.

“Eu pretendo fazer uma peça itinerante. As pessoas vão para o restaurante, passam pelo teatro, veem a peça e depois fazem a refeição”, conta Mara. Um dos projetos em que tem trabalhado atualmente tem ligação com a sua vida pessoal. Ela está desenvolvendo um monólogo inspirado na escritora Gala Dalí, esposa do pintor surrealista Salvador Dalí.

Para muitos, a russa Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala Dalí, era apenas a musa do pintor espanhol. Mas ela chegou a criar pinturas e esculturas que acabaram sendo assinadas pelo parceiro. Além disso, tinha um papel fundamental na divulgação das peças de Salvador Dalí, sendo considerada uma mulher inteligente e dedicada.

“Essa conexão com a Espanha veio do restaurante. E eu queria homenagear uma figura importante. Fui pesquisar e descobri que, se não fosse Gala, o mundo não teria conhecido Salvador Dalí. E eu pensei em quantas outras mulheres também tiveram esse papel importante e não foram reconhecidas por isso”, diz a atriz e roteirista.

Relação com Antonio Fagundes

Mara Carvalho foi casada com o ator Antonio Fagundes entre 1988 e 2000. A atriz, que na época estava no início da carreira, comenta as dificuldades de conquistar o seu espaço ao lado do ex-marido, que já era conhecido Brasil afora pelos papéis na televisão. “Além de ele ser o homem, ele também era o maior ator do Brasil”, afirma.

“Eu estava casada com um cara que era um ícone da TV brasileira. Eu não queria aparecer mais do que ele ou ter um protagonismo igual o dele. Eu tinha que entender que ele já estava na profissão há muito mais tempo. Mas eu era sempre a ‘mulher do Fagundes'”, diz.

“É difícil você conseguir o seu espaço estando ao lado de uma pessoa como ele. E você vê um olhar preconceituoso das pessoas: ‘Ah, está com ele por causa disso’ ou ‘Ela só está trabalhando na televisão por causa dele'”.

Bruno, filho do ex-casal, passou por uma situação parecida. “‘Filho de peixe, peixinho é’. Não, não tem nada a ver. O Bruno trabalha e estuda muito. Você pode até ser filho do Antonio Fagundes e da Mara Carvalho, mas se você não estudar, não correr atrás, não tiver amor à arte, não tiver entrega, não vai conseguir”.

Nascida em Ourinhos, no interior de São Paulo, Mara construiu uma carreira consolidada na TV. Além de “O Rei do Gado”, ela participou de outras novelas como “O Mapa da Mina”, “A Viagem”, “Renascer” e “Corpo Dourado”, todas da TV Globo. Atrás das câmeras, foi uma das roteiristas do seriado “Carga Pesada”, estrelado por Fagundes e Stênio Garcia.

Na época, ela e o ator já estavam separados, mas Mara ainda enfrentava os estigmas herdados do casamento, desta vez, por ser a “ex-mulher do Antonio Fagundes”. “Meus textos nunca eram escolhidos. Então, sugeriram à direção que todos os autores mandassem textos para uma temporada de doze episódios sem nome, sem identificação, para que eles fossem escolhidos pelo trabalho. Dos doze escolhidos, oito eram meus”.

Hoje, Mara Carvalho e Antonio Fagundes mantêm uma boa relação e, inclusive, trabalham juntos na peça “Baixa Terapia”. Anos após a sua estreia, que aconteceu em 2017,  a produção continua em grande temporada no Rio de Janeiro. Depois do sucesso em São Paulo, a obra escrita por Matias Del Frederico chegou ao Teatro Clara Nunes em 13 de janeiro e ficará em cartaz até o dia 12 de março.

Também fazem parte do elenco Ilana Kaplan, Alexandra Martins, Fábio Espósito e Guilherme Magon, que apresentam, com muito humor, a história de três casais que não se conhecem, mas se encontram de forma inesperada num consultório de terapia — contudo, sem a psicóloga presente.

Bruno Fagundes

Recentemente, Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes e Mara Carvalho, assumiu um relacionamento com o também ator Igor Fernandez. Os dois se conheceram nos bastidores da novela ‘Cara e Coragem’, da Globo. “Vendo essa exposição da relação do Bruno com o namorado, eu vejo que o ser humano realmente não evoluiu nada, porque dão espaço mais para isso do que para o próprio trabalho dele”, diz a mãe.

O ator acaba de estrear na peça “A Herança”, ao lado de Reynaldo Gianecchini. Estrelada e produzida por Bruno, o roteiro, que aborda gerações diferentes de homens da comunidade LGBTQIAPN+, é uma adaptação da obra de enorme sucesso na Broadway, originalmente escrita por Matthew Lopez e inspirada no romance “Howards End” (1910).

“Eu vi o quanto o Bruno sofreu nesse processo, com a dúvida de assumir ou não assumir. Eu falava: ‘Faz o que o seu coração manda, dane-se o que as pessoas vão pensar de você, não vão tirar seu mérito’. Mas tiram. As pessoas têm esse olhar preconceituoso”, declara Mara.

Relação com o próprio corpo

Além da arte, a atriz também tem uma outra paixão: o esporte. Já chegou a praticar basquete, atletismo (salto em altura, corrida com obstáculos de 100, 300, 400 metros) e corridas de aventuras (rapel, remo, triatlo). “Hoje eu cuido do meu físico — não só pela estética, também pela saúde, — mas muito pela estética sim. Não só porque eu sou atriz, mas porque eu sempre tive esse cuidado. A minha vaidade toda está aí”, confessa.

Por causa da vida ativa, Mara Carvalho conta que sempre teve o abdômen trincado e braços sarados, e que nunca se incomodou com isso. “Mas claro que eu também passei por preconceito, por assédio”, afirma. “Já tive um namorado que falava que o meu corpo parecia corpo de homem. Eu fiz uma novela em que eu aparecia na piscina com a Fernanda Montenegro, e várias cenas foram cortadas porque eu tinha um abdômen ‘masculino'”.

Outra vez, a artista fez um teste, e um diretor lhe disse: “Com esse abraço aí, você nunca vai fazer uma novela, principalmente de época”.

Abusos

Em depoimento emocionante ao iG Delas , Mara Carvalho abriu o coração sobre um assunto delicado. A atriz foi vítima de abuso sexual na infância e na adolescência. “Você nunca vai esquecer, fica marcado para o resto da vida. Na época foi muito mais difícil. Eu tinha medo de não conseguir me relacionar com mais ninguém”, desabafa.

Mara diz que tentou trabalhar para colocar uma pedra em cima de tudo isso e tentar superar o que aconteceu. “Não tinha outra saída a não ser tentar superar. “Eu tinha no mínimo duas visões: ou ver de um jeito que pudesse servir como aprendizado e que eu pudesse superar o trauma, seguir minha vida e me relacionar novamente com as pessoas; ou criar um trauma para o resto da vida e não conseguir me relacionar com mais ninguém”.

O esporte, conta, lhe ajudou a lidar com aquela dor. “Eu fui trabalhando em direção a tirar esse trauma, dissolver ele dentro de mim. O esporte me ajudou muito nisso: a cair, levantar, tentar uma nova jogada, tentar vencer aquela batalha”, finaliza.

Fonte: IG Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *