Na terça-feira (26), as redes sociais se agitaram com especulações sobre o uso de medicamentos inibidores de apetite por parte de celebridades, com destaque para a cantora Maiara, dupla com Maraísa. Os comentários se concentraram em torno do remédio Ozempic, associado à perda de peso da artista. O médico João Marcello Branco comentou sobre o caso.
Em suas redes sociais, Maiara atribuiu seu processo de emagrecimento à mudança na alimentação e rotina de exercícios, negando qualquer uso de medicamentos. Ela também admitiu ter feito uma cirurgia bariátrica e lipoaspiração.
Os medicamentos, inicialmente desenvolvidos para diabetes, como o Ozempic e o Wegovy, têm como princípio ativo a semaglutida. Embora prometam a perda de até 17% da massa corporal em um ano, têm sido procurados por pessoas que buscam emagrecimento rápido, sem a devida orientação médica, o que acarreta riscos à saúde.
João Marcello Branco, médico especialista em medicina desportiva, ressalta a importância da prescrição individualizada desses medicamentos, destacando seus potenciais benefícios, como a melhora na saciedade e na taxa metabólica, além da redução de riscos cardiovasculares.
“O Ozempic, que é do grupo das chamadas canetas emagrecedoras, é a substância semaglutida, que é um análogo de um peptídeo produzido pelo intestino, chamado GLP-1, que ajuda a saciar, melhorar a secreção de insulina e ajuda também a melhorar a taxa metabólica, além de reduzir os riscos cardiovasculares. Inicialmente, ele é focado por tratamento de diabetes, mas pode ser usado para o tratamento coadjuvante de emagrecimento, pois sacia, diminui risco cardiovascular, já tem comprovação, mas com indicação médica. Tem que ser um tratamento individualizado.”
Entretanto, Branco alertou para os efeitos colaterais, como enjoo, salivação excessiva e prisão de ventre, além dos riscos associados ao uso indiscriminado, que pode levar a distúrbios alimentares graves, como anorexia. “Como todas as medicações têm seus efeitos benéficos e os colaterais. Existem efeitos colaterais como enjoo intenso, salivação excessiva e também prisão de ventre. Pode dar muita constipação. Esses são os efeitos deletérios colaterais. Efeitos graves é quando você faz doses muito alteradas, sem indicação, e pode gerar esses efeitos por muito mais tempo ou gerando até mesmo causas mais graves de anorexia. A fome fica acessada por muito tempo, mas isso quando você faz indiscriminadamente”, alerta o médico.
Recentemente, críticas foram levantadas sobre a aparência física da cantora em um vídeo onde seu personal trainer a auxilia em exercícios, suscitando debates sobre sua saúde e força muscular. No entanto, especialistas ressaltam que tais observações devem ser feitas com cautela, uma vez que a aparência física pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo adaptações musculares e estratégias de treinamento.
“O segurar com as mãos não quer dizer que ela tá fraca ou não, mas muitas das vezes você segura para dar um apoio, o profissional de educação física ali, o fisioterapeuta dá apoio exatamente para a pessoa não fazer nenhuma movimentação errada que possa sobrecarregar a lombar ou o joelho”, esclarece João Marcello Branco, médico especialista em medicina desportiva.
O debate em torno do uso de medicamentos para perda de peso entre celebridades destaca a importância de abordagens individualizadas, acompanhamento médico adequado e conscientização sobre os riscos e benefícios dessas substâncias.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher