Inscrições para participar do MICA 2023, na Argentina, vão até 31 de março
Foto: ACRH2
O Ministério da Cultura lançou o primeiro Edital exclusivo que vai selecionar 90 empreendedores culturais para participarem da 7ª edição do Mercado de
Indústrias Culturais Argentinas (MICA).
Pela primeira vez, uma seleção pública da
pasta levará realizadores do Hip Hop para rodadas de negócios e atividades
formativas fora do país. O MICA 2023 acontecerá entre os dias 1º e 4 de junho, no
Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires.
O valor total de R$ 793 mil destinado ao Edital será utilizado para viabilizar
a ida e a permanência dos selecionados, bem como o retorno ao Brasil. As
inscrições estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023 neste link. Até
o momento, foram recebidas mais de 300 inscrições.
Na área do Hip Hop podem concorrer produtores(as), grupos, companhias,
coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas,
performance e projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do Hip Hop:
Breaking Individual/Grupo; DJ Individual/Grupo/Beatmakers; Graffiti; MC/Beatbox
Individual/Grupo; Batalhas (MC’s, Beatbox, Beatmakers, Breaking e DJ); e outros
projetos multidisciplinares (Debate, Exposição, Intervenção Artística, Vivência em
Podcast, Literatura, Palestra, Sarau ou Slam).
O chamamento público também está aberto aos empreendedores culturais
e criativos do audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial,
música e games.
Inovações
Outra novidade é que, pela primeira vez em editais de Mercados Criativos
voltados à seleção de empreendedores culturais, as artes cênicas estão em
setores separados. A mudança pretende garantir a mesma quantidade de vagas
dos demais setores para o teatro, a dança e o circo, que até então “competiam”
pelas vagas dentro do setor das artes cênicas.
Para tornar a seleção mais democrática, o Ministério da Cultura
estabeleceu critérios regionais para liberação dos recursos que irão custear os
gastos com a viagem. Cada pessoa selecionada receberá o valor de apoio
correspondente à região em que mora (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste ou
sul), devendo apresentar comprovante de residência para permitir a verificação
da informação. Será contemplado (a), pelo menos, um (a) empreendedor (a) por
região brasileira, em cada setor, respeitando os critérios de pontuação do Edital.
Internacionalização
A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura
brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os
Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros
entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores,
técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.
Regulamento
O regulamento completo do Edital também está disponível neste link. Um tutorial
para efetivar a inscrição está disponível clicando aqui. No registro, os
empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou
comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a
representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.
MICA
Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas
voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o
fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível
internacional. O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento
dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países.
Visa também a
estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e
de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre
instituições culturais públicas e/ou privadas.
Acesse o site oficial do evento para
mais informações www.mica.gob.ar