MS decreta estado de emergência em municípios atingidos por queimadas

Geral

MS decreta estado de emergência em municípios atingidos por queimadas
Henrique Neri

MS decreta estado de emergência em municípios atingidos por queimadas

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), decretou hoje, segunda-feira (24), situação de emergência por causa dos incêndios no Pantanal. O estado de emergência tem a duração de 180 dias, é valido para os municípios atingidos por incêndios florestais. A medida permite, por exemplo, que haja licitações sem edital para situações relacionadas ao desastre. As informações são do g1 .

Em 2024, a área afetada por queimadas é de 627 mil hectares (480 mil em MS e 148 mil em MT), de acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os números já são maiores em comparação a 2020, quando houve recorde de devastação.

As cidades mais atingidas, como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde serão incluídas na lista de cidades atendidas pela medida. Em casos mais urgentes, agentes da defesa estão liberados para entrar em casas para prestação de socorro, evacuação e também de utilização da propriedade particular.

O decreto foi publicado considerando os seguintes pontos:

– Período de seca que Mato Grosso do Sul;

– Estiagem prolongada na maioria do território, o que acarretou aumento exponencial dos focos de calor;

– Os impactos das queimadas para a agropecuária pantaneira, com prejuízos expressivos, tanto nas perdas econômicas, como na questão ambiental, em relação à vegetação, solo, fauna, bens materiais e segurança da vida humana.

The post MS decreta estado de emergência em municípios atingidos por queimadas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *