Em março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é fundamental destacar a representatividade feminina nas esferas de liderança empresarial. De acordo com o estudo “Panorama Mulheres 2023”, divulgado pela Talenses Group em parceria com o Insper, a presença de mulheres em posições de poder em empresas no Brasil vem crescendo significativamente. O levantamento aponta que elas agora representam 21% dos membros de conselhos administrativos e 17% das posições de CEO no país, marcando um avanço importante desde o início da pesquisa, em 2017.
Esses dados não só evidenciam um avanço na igualdade de gênero dentro do ambiente corporativo, mas também reforça a importância de políticas de diversidade e inclusão dentro das empresas. As companhias com planos de ação focados em diversidade de gênero apresentam uma proporção duas vezes maior de mulheres em seus conselhos, comparadas àquelas sem estratégias específicas. Além disso, em cargos de liderança executiva, as mulheres têm demonstrado competência e liderança, ocupando 26% dessas posições e, em pequenas empresas, este número sobe para impressionantes 59%.
Neste contexto de transformação e reconhecimento, o iG Delas destaca algumas mulheres que não só estão quebrando barreiras em seus respectivos campos, mas também estão estabelecendo novos padrões de liderança, inovação e sucesso. Confira a seguir:
Lourdes Maria Duarte, presidente da Minancora
A Minancora é uma empresa brasileira com mais de 100 anos de história e tradição no mercado dermatológico e, recentemente, de cosméticos. Fundada em 1915, hoje, a empresa é comandada pela presidente Lourdes Maria Duarte, que assumiu a direção em 1993. Formada em Direito, seguiu carreira na área durante dez anos, antes de chegar à presidência da Minancora. Lourdes também é especializada em Gestão Administrativa.
Reconhecida pela tradicional pomada Minancora, a companhia agora oferece sabonetes líquidos, cremes antissinais e barras antiacnes, destinadas para o público mais jovem, e aposta em estratégias nas redes sociais para reforçar ainda mais a história da pomada mais famosa do país.
Carolina Cabral, CEO da Nimbi
Carolina Cabral nasceu em Joinville (SC) e é formada em Administração. Ingressou na Nimbi em 2006 como estagiária, no escritório localizado no município catarinense, quando tinha apenas 19 anos. Passou por grandes projetos nas cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), em áreas como BPO, Central de Compras, Leilão, Consultoria de Compras, Logística, Implantação, Relacionamento com o Cliente, Comercial e Marketing. Após 15 anos, chegou à posição de CEO da companhia.
A Nimbi é uma empresa de Tecnologia que tem como objetivo impulsionar a economia por meio da democratização do acesso a soluções tecnológicas para Procurement, trazendo mais eficiência e competitividade para empresas de todos os tamanhos.
Fernanda Bordini, gerente de marketing da Zoho Workplace
Fernanda Bordini é graduada em Marketing e possui mestrado em Comportamento do Consumidor. Com mais de dez anos de trabalho em empresas multinacionais de serviços e bens de consumo, Fernanda detém experiência no mercado de varejo/franchising e, desde 2022, integra a liderança da Zoho, multinacional indiana de tecnologia, como gerente de marketing da Zoho Workplace.
Ingrid dos Santos, CEO da Indra Energia
Ingrid dos Santos é uma profissional dedicada a impulsionar a transição do mercado livre de energia para um futuro mais sustentável e econômico. Possui mestrado em Engenharia Nanoeletrônica e é engenheira eletricista pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial de SP. Desde outubro de 2019, ela atua como CEO do Grupo Indra Energia, liderando estrategicamente a comercializadora de energia. Sob sua liderança, a empresa alcançou eficiência operacional significativa, principalmente na área comercial, através de uma supervisão eficaz das operações diárias. Ingrid tem sido fundamental no impulsionamento da visão da empresa para um futuro mais sustentável e econômico no mercado energético.
Flávia Nardon, Diretora Global de Pessoas e Responsabilidades Social (CHRO) da Gerdau
Flávia Nardon tem experiência no gerenciamento de grandes transformações organizacionais, com mais de 15 anos de significativos resultados. Exerceu atuação profissional no Brasil e Estados Unidos e coordenou projetos e grupos colaborativos na América Latina, América do Norte e Europa. Possui sólida experiência em gestão da mudança, cultura organizacional, programas de engagement, desenvolvimento de pessoas, gestão de talentos, educação corporativa, branding e comunicação interna e institucional. Ingressou na produtora de aço Gerdau como estagiária de comunicação, em 2004, e passou por diversas áreas até chegar ao cargo de diretora de responsabilidade social global.
Cecilia Ivanisk Oliveira, founder & CPO da Learn To Fly
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cecilia Ivanisk Oliveira trabalhou por 9 anos em Marketing e Consumer Insights em três das maiores multinacionais de bens de consumo: Ambev, Unilever e J&J. Desde 2006, é uma das donas da Kyra Pesquisa de Mercado e Consultoria, uma das maiores empresas independentes de consumer knowledge do Brasil. Entusiasta por tecnologia e apaixonada por educação, estudou Foresights e Futurismo no Institute for the Future, nos Estados Unidos. Em 2017, fundou a plataforma de mentoria para autoconhecimento Learn to Fly.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher